Bispo sobre a missão do Centro: “Ajudar as Igrejas no Paquistão a adquirir uma maior compreensão da relação entre o Islã e o Cristianismo”
Da redação, com Vatican News
O primeiro católico a dirigir o Centro de Estudos Cristãos é o cardeal Joseph Coutts. O bispo paquistanês foi eleito por unanimidade como novo presidente do Christian Study Center (“Centro de estudos cristãos”). A instituição fica em Rawalpindi, cidade próxima a Islamabad, capital do Paquistão.
O cardeal é arcebispo de Karachi. O conhecido Centro Ecumênico há mais de 50 anos se empenha na promoção do diálogo inter-religioso e da convivência social no país.
O Christian Study Center
Em declarações à Agência Fides, o primeiro católico a dirigir o Centro de Estudos Cristãos comentou sobre a instituição. De acordo com o purpurado, o local foi fundado pelas Igrejas protestantes. Nele é promovida a compreensão do Islã e do diálogo cristão-muçulmano. A instituição é a único do gênero no Paquistão.
Leia mais
.: Cardeal do Paquistão: “Cristãos vivem em meio a tensão permanente”
“Todas as principais Confissões cristãs presentes no Paquistão fazem parte dele”. É o que afirmou o arcebispo. “Desde a sua abertura em 1967, os católicos estão envolvidos. Alguns como membros do Conselho, outros como palestrantes convidados e participantes dos programas. No entanto, é a primeira vez na história que um católico é eleito presidente”.
Envolvimento de Dom Coutts com o Centro
O cardeal Joseph Coutts, cujo lema episcopal é “harmonia”, sempre esteve envolvido nas atividades do Centro. “Na última década, apresentei todos os nossos jovens bispos a este Centro para fazê-los partícipes desta missão de promoção do diálogo interconfessional e da harmonia social em suas dioceses”, contou.
Missão da instituição
O primeiro católico a dirigir o Centro de Estudos Cristãos comentou sobre a missão da instituição. “Ajudar as Igrejas no Paquistão (…) a adquirir uma maior compreensão da relação entre o Islã e o Cristianismo”. O Centro incentiva também a reflexão sobre o chamado das Igrejas no país.
Leia também
.: Bispo fala sobre minoria católica no Paquistão
.: Cardeal Paquistanês visita a Canção Nova
“Pretende-se incentivar o diálogo acadêmico sobre o Islã e o cristianismo no Paquistão e suas relações. Encorajar o diálogo cristão-muçulmano e promover a coexistência pacífica e a cooperação nas várias áreas da sociedade”, reforçou Dom Coutts.
Revista “Al-Mushir”
O Christian Study Center também é conhecido pela publicação “Al-Mushir”, revista trimestral publicada em inglês e urdu. A revista é apreciada por cristãos e muçulmanos. Ela trata de questões teológicas e culturais nas áreas das relações islâmico-cristãs.
No contexto da inter-religiosidade e do ecumenismo, Al-Mushir também publica artigos acadêmicos que criam consciência do contexto religioso e cultural do Paquistão.