Santuário do Pai das Misericórdias

Cardeal Paquistanês visita a Canção Nova

Cardeal Joseph Coutts ficou impressionado com a devoção ao Pai das Misericórdias

Denise Claro
Da redação, com colaboração de Elaine Santos

Cardeal paquistanês Joseph Coutts visita a Canção Nova./ Foto: Bruno Marques- CN

O cardeal e arcebispo de Karachi, no Paquistão, Joseph Coutts, visitou, nesta quarta-feira, 8, a sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). A visita de Dom Joseph no Brasil foi um convite da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), e tem como motivação chamar a atenção para a realidade vivida pelos cristãos no Paquistão.

O cardeal explicou que os cristãos no país são a minoria, cerca de 2% da população, que sempre conviveu bem com o restante dos paquistaneses. Somente na cidade de Karachi, há 56 escolas católicas, hospitais e clínicas, e a população, apesar de 95% muçulmana, entende que a Igreja está lá para fazer um bem à sociedade.

“Nós não somos imigrantes que chegamos lá, somos parte da sociedade paquistanesa, estabelecidos no país. A nossa Constituição garante a liberdade de religião, temos muitas igrejas, escolas, hospitais, obras religiosas (conventos, mosteiros). A Cáritas funciona lá também, com várias obras de caridade que ajudam. Os muçulmanos do país respeitam os católicos.”

Dom Coutts ressaltou que a situação se agravou recentemente, com a chegada de extremistas:

“Ultimamente, começou a se haver um problema que nós não tínhamos antes, que é o terrorismo dos radicais islâmicos. É uma minoria muito pequena, que veio de fora do país, mas que faz um estrago muito grande. São intolerantes, extremistas, e querem matar os cristãos.”

Asia Bibi

O cardeal comentou a notícia da manhã desta quarta-feira, 8, que anunciou que a cristã paquistanesa Asia Bibi chegou ao Canadá. Asia Bibi havia sido condenada à morte, ficou presa por 8 anos, e foi libertada em outubro de 2018, porém ainda não havia recebido liberação para sair do país.

“A questão da Asia Bibi foi resolvida. Ela foi liberada pelo país. Agora, há outros cristãos presos também por causa da lei da blasfêmia, que diz que qualquer pessoa pode ser acusada por um muçulmano de ter blasfemado contra o profeta deles.”

Pai das Misericórdias

Ao ser perguntado sobre a visita à Canção Nova, Dom Coutts afirmou que sua primeira impressão foi maravilhosa, e que ficou muito impressionado com o Santuário do Pai das Misericórdias:

“É a primeira vez que eu vejo uma Igreja dedicada ao Pai das Misericórdias, e a obra de arte aqui é muito bonita, expressa bem essa ideia. Deus é o Deus de misericórdia e amor. Eu venho de um país onde 95% são muçulmanos, e na hora da oração deles eles dizem: ‘Vamos rezar para Allah, que é o Deus da Misericórdia.’ Então eles também acreditam na misericórdia. Nós devíamos ter mais Igrejas nossas, católicas, com a devoção ao Deus da Misericórdia. É uma ideia que eu vou levar para o Paquistão.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo