Documento ecumênico

Doutrina da Justificação: atualizada versão italiana da declaração conjunta

Documento estabelece que as confissões católica e luterana professam a mesma doutrina sobre a justificação pela fé, embora com diferentes desdobramentos

Da redação, com Vatican News

O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPUC) e a Federação Luterana Mundial (FLM) anunciaram a publicação da tradução italiana atualizada da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (DCDG). A versão atual é um passo significativo dado conjuntamente em um esforço para garantir uma mais ampla divulgação deste histórico acordo ecumênico e sua contínua recepção.

Leia também
.: Católicos e luteranos comemoram dez anos de acordo conjunto

Ao tornar pública a tradução italiana atualizada da DCDG e os textos que a acompanham no dia em que católicos e luteranos recordam o 500º aniversário da excomunhão de Martinho Lutero (3 de janeiro), a FLM e o PCPUC sublinham sua firme intenção de prosseguir juntos o caminho do conflito à comunhão.

Na premissa comum da edição italiana da DCDG, o cardeal Kurt Koch, presidente do PCPUC, e o rev. Martin Junge, secretário geral da FLM, escrevem que “não podemos apagar a história da separação, mas ela pode fazer parte da nossa história de reconciliação”.

Leia mais
.: Especialistas contextualizam visita do Papa à Suécia

Começando a celebrar esta década de eventos históricos, que culminarão com o 500º aniversário da Confissão de Augsburgo em 2030, a FLM e o PCPUC têm como ponto de partida a unidade e não a divisão, “para buscar o que é comum no contexto das diferenças, ou mesmo dos contrastes, e neste sentido trabalhar para superar as diferenças que separam as Igrejas”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo