BOAS RELAÇÕES

Católicos e judeus celebram os 55 anos da Nostra Aetate

Há pouco mais de cinco décadas, Católicos e Judeus firmaram um acordo a fim de melhorar suas relações

Da redação, com Boletim da Santa Sé

O cardeal Kurt Koch, Presidente da CRRJ / Foto: Reprodução Youtube

Em uma demonstração de amizade católico-judaica, a Comissão do Vaticano para Relações Religiosas com os Judeus (CRRJ) e o Comitê Judaico Internacional para Consultas Interreligiosas (IJCIC) trocaram mensagens públicas em que celebram o 55º aniversário de Nostra Aetate, documento que é um marco da Igreja Católica e busca articular uma nova e melhor era nas relações judaico-cristãs.

O cardeal Kurt Koch, Presidente da CRRJ desde 2010, e o rabino Noam Marans, Presidente do IJCIC (2019-2021), emitiram comunicados oficiais nos quais afirmam os temas reconciliatórios de Nostra Aetate e elogiam o progresso alcançado durante os últimos 55 anos.

Em sua mensagem, o cardeal Koch diz: “Sem dúvidas, a Nostra aetate lançou as bases para as relações entre católicos e judeus e pode, portanto, com razão, ser considerada a ‘Carta Magna’ das relações católico-judaicas”.

Já o rabino Marans, também em seu comunicado oficial, observa que Nostra aetate “foi ampliada por visitas papais às sinagogas, aos locais horríveis, porém sagrados, dos crimes do Holocausto, e ao Estado de Israel após o estabelecimento das relações diplomática Vaticano-Israel em 1993”. O IJCIC ainda elogiou a liderança do Papa Francisco ao condenar o crescente anti-semitismo e expressou solidariedade com os cristãos que enfrentam perseguição.

Leia também
.: Papa destaca fecundo diálogo entre judeus e católicos

A CRRJ foi fundada em 1974 como o sucessora do Escritório para Relações Católico-Judeus, quando o mandato de Nostra aetate foi atualizado. Ao longo das décadas, a Comissão expandiu seus ensinamentos e iniciativas e organiza de forma conjunta com o IJCIC o Comitê de Ligação Internacional Católico-Judaico bienal, que trata de questões contínuas de interesse mútuo.

Por meio século, o IJCIC serviu como parceiro oficial da Igreja Católica, representando o mundo judaico em seu vibrante diálogo com o Vaticano. As onze organizações constituintes do IJCIC — Comitê Judaico Americano, Liga Anti-Difamação, B’nai B’rith International, Conferência Central de Rabinos Americanos, Conselho Judaico de Israel para Relações Inter-religiosas, Assembleia Rabínica, Conselho Rabínico da América, União para o Judaísmo Reformado, União das Congregações Ortodoxas da América, Sinagoga Unida do Judaísmo Conservador, Congresso Judaico Mundial — unem-se em sua diversidade ideológica e internacional para o avanço das relações católico-judaicas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo