DIÁLOGO

Bispos dos EUA expressam reservas sobre plano de paz no Oriente Médio

A Conferência Episcopal dos Estados Unidos pede diálogo direto entre os países envolvidos para que o problema na região seja solucionado

Da redação, com Vatican Media

Dom David Malloy e bispos dos estadunidenses pedem um diálogo direto entre Israel e a Palestina / Foto: Reprodução Youtube Rockford Diocese

Os bispos estadunidenses pedem que Israel e a Palestina dialoguem diretamente para resolver o conflito na região à medida que a violência explode em resposta ao plano de paz dos Estados Unidos para a região.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, na semana passada, o aguardado documento, intitulado “Paz para Prosperidade: uma visão para melhorar a vida do povo palestino e israelense”.

O documento oferece uma maneira de pôr fim a décadas de conflito entre os israelenses e palestinos.

Em resposta, Dom David Malloy, da diocese de Rockford, escreveu uma carta ao Secretário de Estado norte-americano, Mike Pomepo, na qual afirma que a tentativa “merece uma consideração séria”.

Diálogo é a solução

Dom Malloy, que também é presidente do Comitê Internacional de Justiça e Paz da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês), recordou ainda algumas “verdades fundamentais”.

Primeiro, disse ele, apenas Israel e a Palestina “podem resolver suas diferenças e acordarem uma resolução comum para este impasse crônico”. Além disso, deveriam negociar diretamente um com o outro.

Segundo, diz o religioso, a Santa Sé e os bispos dos Estados Unidos apoiam uma situação que envolva dois estados, em que o plano de paz permita uma possibilidade e não um resultado imediato.

Reconhecimento e apoio

“De forma intrínseca a esta discussão frutífera está a necessidade de cada estado reconhecer e dar suporte à legitimidade do outro”, disse Dom Malloy.

Os bispos estadunidenses “estão preocupados que o documento ‘Paz para a Prosperidade’ faça proposições sem que essas condições necessárias sejam atendidas”.

“A Igreja Católica nos Estados Unidos reconhece e apoia as aspirações legítimas de israelenses e palestinos de construir sua nação nos valores culturais, sociais e religiosos que sustentam sua sociedade”, escreve ele.

Reposta violenta

Separadamente, uma série de atos violentos deixou duas pessoas mortas e mais de uma dúzia de outras feridas na quinta-feira. Tropas israelenses mataram dois palestinos na Cisjordânia, os quais atacaram soldados.

Outro palestino bateu um carro contra soldados israelenses em Jerusalém, ferindo pelo menos 13 deles.

Israel e Palestina também passaram os últimos dias trocando tiros de morteiros e ataques aéreos ao longo de suas fronteiras.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo