Discurso na ONU

Santa Sé lamenta falta de diálogo entre Israel e Palestina

Observador da Santa Sé na ONU comentou a questão palestina e o processo de paz no Oriente Médio

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas em Nova Iorque, Dom Bernardito Auza, interveio durante um debate aberto no Conselho de Segurança nesta terça-feira, 21, sobre a questão palestina promovido pela delegação da Jordânia.

Dom Auza compartilhou a frustração do Coordenador da ONU para o processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, e acrescentou que a Santa Sé está “profundamente preocupada com a total falta de progresso das negociações entre Israel e Palestina”.

O representante vaticano reiterou que a preocupação de Israel com a segurança do país é genuína e legítima, todavia assegurou que esta segurança “não será alcançada isolando-se dos seus vizinhos, mas em ser parte deles por meio das negociações de paz com os Palestinos pela adoção da Solução de Dois-Estados”.

Oriente Médio

Dom Auza recordou ainda os esforços da Santa Sé em promover o diálogo diplomático no Líbano para encorajar as lideranças do país a elegerem um novo presidente. Desde maio de 2014, impasses impedem a eleição do novo presidente colocando a segurança interna do país – e dos cristãos maronitas – em risco.

“A Comunidade internacional deve apoiar o Líbano para que o país recupere a normalidade institucional e a estabilidade. Ela também deve ajudar o Líbano a auxiliar os milhões de refugiados que estão no território libanês para evitar o perigo de infiltrações de células extremistas entre os desafortunados refugiados”, recordou Dom Auza.

Por fim, ao citar a secretária adjunta para questões humanitárias da ONU, Valerie Amos, que afirmou recentemente que a guerra na Síria alcançou “insustentáveis níveis de selvageria”, Dom Auza chamou a atenção para a situação dos cristãos perseguidos. “A Santa Sé reitera sua condenação nos mais veementes termos de todos os ataques com fundo étnico, religioso ou racial” no Oriente Médio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo