Paz

Santa Sé espera que Israel e Palestina retomem as conversas

Assunto foi levantado por Dom Bernardito Auza, em Nova Iorque, no Conselho de Segurança da ONU

Da redação, com Vatican News

Dom Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé / Foto: Reprodução RTV

Nesta segunda-feira, 22, em Nova Iorque, Dom Bernardito Auza, Observador Permanente da Santa Sé falou, em um debate do Conselho de Segurança, sobre a situação no Oriente Médio e a questão palestina.

A Santa Sé reiterou seu apelo para que as autoridades israelenses e palestinas voltem a um diálogo pela paz na região, garantindo assim a coexistência de dois estados.

O arcebispo lamentou a “tênue existência da frágil paz” na região, que segue sendo “constantemente ameaçada por uma retórica que machuca, cheia de provocações e ataques, violações dos direitos humanos e ações unilaterais dificultando os esforços para a resolução, trazendo um sofrimento incalculável e causando a morte de civis inocentes e indefesos”.

Dom Auza apelou fervorosamente às autoridades israelenses e palestinas para “retomar o diálogo e empreender uma jornada de paz que possa pôr fim a um conflito que, por mais de setenta anos, alugou a terra”.

O arcebispo filipino também chamou a atenção para a situação humanitária em Gaza e outros territórios ocupados, bem como o déficit financeiro enfrentado pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Próximo (UNRWA, na sigla em inglês).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo