AMÉRICA LATINA

Sinodalidade e serviço aos excluídos marcam Assembleia do Celam

Realizada entre os dias 16 e 19 em Porto Rico, reunião dos bispos de todo o continente também contou com eleição da nova presidência

Gabriel Fontana
Da Redação, com Consejo Episcopal Latinoamericano y Caribeño

Bispos do Celam estiveram reunidos entre 16 e 19 de maio / Foto: Celam

Entre os dias 16 e 19 de maio, aconteceu a 39ª Assembleia Geral do Conselho Episcopal Latinoamericano e Caribenho (Celam). A reunião dos bispos do continente se deu na diocese de Mayagüez, situada em Porto Rico. Com o tema “colegialidade, eclesialidade e sinodalidade”, foi debatido especialmente o próximo quadriênio, de 2023 a 2027.

Esta edição da assembleia contou com a eleição de uma nova presidência. Membros das 22 conferências episcopais integrantes do Celam definiram seus líderes para o próximo mandato, visando continuar com a renovação e a reestruturação da Igreja na América Latina e no Caribe.

A 39ª Assembleia Geral foi marcada pela abertura ao Espírito Santo, compromisso assumido pelos bispos. Em mensagem enviada ao colegiado, o Papa Francisco reforçou esse ponto, declarando que reza “para que esteja sempre disposta ao serviço, sobretudo aos pobres e rejeitados, discernindo as inspirações do Espírito Santo, em sinodalidade com todo o povo santo de Deus”.

Primeiro dia da Assembleia

Na abertura da assembleia, o presidente do Celam e arcebispo de Trujillo (Peru), Dom Miguel Cabrejos, falou sobre a sinodalidade. O religioso destacou a necessidade de redescobrir o povo de Deus “como um todo” e ouvi-lo. “Escutar o povo de Deus é escutar verdadeiramente o que o Espírito diz à Igreja”, declarou.

Na Missa celebrada no primeiro dia, Dom Cabrejos também falou sobre os avanços e as conquistas do último quadriênio, voltadas para a renovação e reestruturação. A realização da Assembleia Eclesial, a reforma dos estatutos, a construção da nova sede, a criação da Conferência Eclesial da Amazônia e a construção de um protocolo de proteção e cuidado para menores e pessoas vulneráveis foram citados.

Leia também
.: Cardeal explica como é o trabalho realizado pelo Celam

.: Cardeal Paulo Cezar Costa é escolhido representante da CNBB no Celam

Ainda no dia 16, o arcebispo de Monterrey (México) e presidente do Conselho de Assuntos Econômicos do Celam, Dom Rogelio Cabrera, abordou a realidade financeira da instituição. “Temos feito um trabalho muito austero, de acordo com a situação da América Latina e dol Caribe”, afirmou. A situação econômica foi apresentada pelo diretor administrativo, Pedro Ceballos.

Segundo dia da Assembleia

No segundo dia de atividades, o destaque foi a eleição da nova presidência para o quadriênio 2023-2027. Mas, antes, o Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina e o Caribe (Cebitepal) apresentou algumas das conquistas obtidas nos últimos anos.

Um dos aspectos apresentados foi o aumento da quantidade de alunos em formação – passou de 732 estudantes em 2019 nas modalidades presencial e virtual a 10.635 em 2022, sendo a maioria na modalidade virtual. Esse crescimento se deve especialmente à pandemia de Covid-19 que assolou o mundo no período. O número de cursos oferecidos também aumentou, de 38 paea 102.

Em relação ao novos membros da presidência, foram eleitos:

Presidente: arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler;
Primeiro vice-presidente: arcebispo de Maracaibo (Venezuela), Dom José Luis Azuaje;
Segundo vice-presidente: arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa;
Presidente do Conselho de Assuntos Econômicos: bispo da diocese de San Pedro de Macorís (República Dominicana), Dom Santiago Rodríguez; e
Secretário-geral: bispo auxiliar de Cuzco (Peru), Dom Lizardo Estrada.

O presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, foi eleito também presidente do Celam. / Foto: Celam

Terceiro dia da Assembleia

No dia 18, terceiro da Assembleia, Dom Jaime Spengler presidiu a celebração eucarística, primeira como presidente do Celam. Em sua homilia, afirmou que “o povo, o nosso povo, anseia, espera, proximidade, solidariedade, orientação segura, fraternidade, fé, esperança”, exortando a Igreja na América Latina e no Caribe a ser uma Igreja em saída, uma Igreja missionária.

Leia também
.: Celam faz balanço dos últimos quatro anos: Igreja em saída

.: Assembleia do Celam traça “horizontes para o futuro”

Também no terceiro dia de Assembleia foram apresentados os desafios para o próximo quadriênio, sob a luz da Assembleia Eclesial e do processo sinodal. Entre as propostas estão a necessidade de formar a espiritualidade sinodal, o compromisso com as pequenas comunidades e a escuta dos bispos pela nova presidência ao visitar as conferências episcopais. Por fim, houve a eleição dos novos coordenadores dos quatro centros pastorais do Celam. São eles:

Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina e o Caribe (Cebitepal): arcebispo de Xalapa (México), Dom Jorge Patrón Wong;
Centro de Gestão do Conhecimento (CGC): bispo de Copiapó (Chile), Dom Ricardo Morales;
Centro para a Comunicação (CPC): bispo auxiliar da Arquidiocese de San José (Costa Rica), Dom Daniel Francisco Blanco Méndez; e
Centro de Redes e Ação Pastoral (CEPRAP): bispo de Ponce (Porto Rico), Dom Rubén Antonio González Medina.

Quarto e último dia da Assembleia

No último dia de reunião do episcopado, foi publicada uma mensagem para o Papa Francisco e outra para a Igreja da América Latina e do Caribe. Na primeira carta, a presidência do Celam assegurou sua oração pelo Santo Padre, e implorou por sua bênção para o povo latinoamericano e caribenho, a quem servem com entrega e alegria.

No segundo documento, é afirmado que, após a Assembleia, identifica-se a necessidade de “responder mais fielmente àqueles que sofrem com a exclusão”. Por fim, a presidência do Celam pede a Nossa Senhora Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latiana, que sejam capazes de compartilhar a luz do Evangelho, “que ilumine a todo nosso povo e nos permita caminhar mais juntos como Igreja ao serviço do Reino”.

Bispos do Celam durante sessão da 39ª Assembleia Geral / Foto: Celam

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo