gestão 2023-2027

Assembleia do Celam traça "horizontes para o futuro"

Bispos da América Latina e Caribe refletem sobre os horizontes teológico-pastorais para a gestão 2023-2027; Assembleia Geral do Celam será concluída nesta sexta-feira, 19

Da redação, com Vatican News

Foto: Celam

Encontrar horizontes teológico-pastorais para a gestão 2023-2027, à luz da Assembleia Eclesial e de uma Igreja sinodal em saída. Este foi o objetivo da reflexão do diretor do Centro de Redes e Ação Pastoral (CEPRAP), Mauricio López, e do membro da Equipe Teológica do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), padre Carlos Galli, na 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam, que se realiza em Porto Rico até esta sexta-feira, 19.

As reflexões foram feitas depois da divulgação dos relatórios sobre os passos dados pela presidência e pelos centros pastorais nos últimos quatro anos.

Leia mais
.: Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

Mauricio López refletiu sobre “o caminho sinodal do Celam como um processo de conversão: lições aprendidas, ligação regional com o universal, desafios e esperanças”. Ele recordou a Assembleia Geral de Tegucigalpa, em 2019, que “deu as orientações para iniciar um profundo e sério processo de renovação e reestruturação pastoral e institucional do Celam”.

O objetivo da reflexão foi conduzir uma análise e um discernimento sério da missão pastoral do Celam, encorajando-o a ser uma escola de sinodalidade, a responder à realidade e a ser competente perante ela, e a conceber uma estrutura pastoral mais adequada.

Horizontes para o futuro

Com o intuito de destacar os horizontes teológico-pastorais para o plano global do Celam 2024-2027, à luz da Assembleia Eclesial, em uma Igreja sinodal missionária, o padre Carlos Maria Galli traçou “horizontes para o futuro”.

A sua reflexão baseou-se no papel do Concílio Vaticano II na reforma missionária de Francisco, recordando as palavras de João Paulo II em 2001, quando afirmou que “o Concílio Vaticano II é a bússola que deve orientar o caminho da Igreja no terceiro milénio”.

Para o sacerdote, “o pontificado de Francisco é uma nova etapa do acontecimento conciliar”, que teve o seu ponto de partida na Evangelii Gaudium, “uma síntese atualizada da Evangelii nuntiandi e de Aparecida”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo