Proximidade

Papa à Assembleia do Celam: "que dê abundantes frutos à Igreja"

Mensagem de Francisco está em sintonia com o tema da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam: “Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade para a missão”

Da redação, com Celam 

Foto: IPA via Reuters

O Papa Francisco, por intermédio do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem ao arcebispo de Trujillo (Peru) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), Dom Miguel Cabrejos, por ocasião da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam. O evento acontece em Porto Rico a partir desta terça-feira, 16, até sexta-feira, 19.

Segundo a carta, “o Santo Padre agradece a mensagem que os bispos membros da presidência do Celam enviaram por ocasião da 39ª Assembleia Ordinária, e com a qual expressam o seu afeto fraterno, assegurando-lhes a sua recordação nas suas orações”.

Desejo de “abundantes frutos à Igreja”

Por intercessão da Santíssima Virgem Maria, “Vossa Santidade pede ao Senhor”, diz a mensagem, “que esta Assembleia dê abundantes frutos à Igreja peregrina na América Latina e no Caribe, para que esteja sempre pronta a servir, especialmente os pobres e os marginalizados, discernindo as inspirações do Espírito Santo, em sinodalidade com todo o povo santo de Deus”.

No final da mensagem, o Papa Francisco concedeu a sua Bênção Apostólica aos participantes da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam, “que de bom grado estende a todos os que foram confiados ao seu cuidado pastoral”.

Uma mensagem em sintonia com o caminho do Celam

A mensagem pontifícia está em sintonia com o tema da 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe, que tem como lema: “Colegialidade, eclesialidade e sinodalidade para a missão”. Também com o caminho promovido pelo Celam nos últimos anos, já que a Igreja da América Latina e do Caribe pode ser considerada como uma das grandes promotoras da sinodalidade com todo o povo santo de Deus a que se refere o Papa Francisco.

A breve mensagem é um estímulo para a Igreja do continente neste momento em que serão marcadas as linhas a serem seguidas nos próximos anos, buscando fortalecer o processo de renovação e reestruturação do Celam – iniciado na 37ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em Honduras, em 2019.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo