Audiência privada

Papa e Dom Cabrejos abordam a reestruturação do Celam

Presidente do Celam foi recebido em audiência pelo Papa

Da Redação, com Vatican News

A reestruturação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) esteve no centro da audiência privada entre o Papa Francisco e o presidente do órgão, Dom Miguel Cabrejos. Ele também preside a Conferência Episcopal do Peru (Cep).

Em nota divulgada na quarta-feira, 16, pela Conferência episcopal, destaca-se que Dom Cabrejos partilhou com o Papa a aprovação do processo de renovação e reestruturação do Celam. Os trabalhos aconteceram na 38ª Assembleia Geral do Episcopado Latino-Americano, realizada em maio de forma mista – presencial e on-line.

Leia também
.: Promover uma sociedade mais humana e fraterna, pede Papa ao Celam

O Papa expressou sua alegria pela próxima Assembleia Eclesial para a América Latina e o Caribe, acrescenta a nota. O evento está marcado para 21 a 28 de novembro próximo no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México. O processo de escuta já está em andamento, encorajado pelas 22 Conferências episcopais do continente.

Dom Cabrejos levou a Francisco as saudações de todo o povo peruano, latino-americano e caribenho. E destacou o importante apoio oferecido pela Conferência episcopal local à população peruana diante da pandemia da covid-19.

Campanha solidária “Respira Peru – porque oxigênio é vida”

No país, a emergência sanitária já causou quase 2 milhões de contágios e cerca de 190 mil mortes. A Igreja católica no país colocou-se, desde o início, a ajudar a população através de numerosas iniciativas de solidariedade.

Uma delas é a campanha “Respira Peru – porque oxigênio é vida”, lançada em julho de 2020 pela própria Conferência episcopal. A iniciativa foi conjunta com a Universidade de Santo Inácio de Loyola e a Sociedade Nacional de Indústrias.

A campanha buscou levantar fundos para garantir oxigênio a todos os pacientes com coronavírus. E os resultados não demoraram a chegar. Em agosto de 2020 foi possível adquirir três sistemas de oxigenação que foram entregues por empréstimo pela Conferência episcopal para uso. Houve ainda a possibilidade de mudar sua localização dependendo da emergência.

Um deles foi destinado à província de Picota, na região de San Martin; outro foi destinado a Huánuco, outra área gravemente afetada pela pandemia. O terceiro sistema de oxigenação foi implantado em Arequipa, no Hospital Carlos Seguín Escobedo de Essalud.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo