Eleição

Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai presidir o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho no próximo quadriênio (2023-2027)

Da redação, com CNBB

Dom Jaime Spengler /Foto: Daniel Xavier

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, foi eleito, nesta quarta-feira, 17, o novo presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) no quadriênio 2023-2027. A eleição se deu na 39ª Assembleia Geral Ordinária do organismo que acontece em Aguadilla, em Porto Rico, de 16 a 19 de maio de 2023.

Dom Jaime, após ser eleito, disse acolher a indicação da Assembleia do Celam em espírito de obediência e também orientado pela fé para assumir a presidência do organismo no próximo quadriênio. O presidente da CNBB também falou do papel do Conselho. “É um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente Latino-Americano e Caribenho”.

O novo presidente do Celam sublinhou que assumirá esse serviço atento às orientações do magistério da Igreja e do Papa Francisco e também aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura e o mundo apresentam. “Oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a Assembleia hoje pede de nós, presidência do Celam. Peço a oração e solidariedade”. Ele também afirmou querer contar com os leigos, religiosos, clero, diáconos permanentes, presbíteros e bispos nesta missão.

Presidência do Celam

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram o arcebispo de Maracaibo, na Venezuela, Dom José Luis Azuaje Ayala. A segunda vice-presidência do organismo será ocupada pelo arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta.

Para a função de secretário-geral do organismo, foi eleito o bispo auxiliar de Cuzco (Peru), Dom Lizardo Estrada Herrera. Foi eleito como presidente do Conselho de Assuntos Econômicos, o bispo de São Pedro de Macorís, Dom Santiago Rodríguez.

Dom Jaime Spengler

Nascido em 6 de setembro de 1960 em Gaspar, estado de Santa Catarina, é da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). Ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010, onde é arcebispo desde 18 de setembro de 2013. 

Na CNBB, o bispo foi membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada de 2011 a 2015, sendo presidente da referida comissão de 2015 a 2019. Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB, e, na última assembleia, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente para o próximo quadriênio.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo