Assembleia Geral

Cardeal Paulo Cezar Costa é escolhido representante da CNBB no Celam

Cardeal desde 2022, Dom Paulo Cezar Costa é o atual arcebispo de Brasília; escolha aconteceu nesta manhã, na Assembleia Geral

Da Redação, com CNBB

O arcebispo de Brasília (DF), Cardeal Paulo Cezar Costa, foi eleito pela 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como o representante brasileiro no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam). A escolha foi feita na manhã desta quinta-feira, 27, penúltimo dia da Assembleia em Aparecida (SP). Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), foi escolhido para ser o suplente.

Acesse
.: Notícias sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB

Em declaração à imprensa, Dom Paulo expressou sua alegria com a nova missão. “Tudo aquilo que a gente faz na Igreja é serviço e me pediram para ser o representante da Conferência junto ao Celam e por isso estamos aqui também com alegria para exercer essa missão (…) É claro, junto com a presidência porque esta também tem um papel fundamental junto ao Celam”.

Dom Paulo explicou ainda aos jornalistas a missão do Celam: criar comunhão entre as diversas conferências do episcopado latino-americano e caribenho. “Quer ajudar a Igreja na América Latina a viver uma comunhão profunda e ser cada vez mais Igreja em saída, missionária, atenta também às questões sociais que envolvem a vida e a caminhada do continente”.

Biografia

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ) em 20 de julho de 1967. Possui Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (1998) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (2001).

Foi ordenado padre em 5 de dezembro de 1992. Atuou como vigário, pároco, reitor de seminário e contribuiu como perito da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB. Também foi membro do Instituto Nacional de Pastoral e coordenador do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI; professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro; e Professor da Escola Teológica São Bento (ETSB).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde desempenhou diversas funções. Em junho de 2011, teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da JMJ Rio2013, atuou como diretor administrativo.

Em 22 de junho 2016, foi nomeado sétimo bispo da diocese de São Carlos (SP) pelo Papa Francisco. Sua posse canônica ocorreu no dia 6 de agosto 2016, na Catedral de São Carlos. Neste quadriênio, o cardeal Costa foi responsável pelo Setor Universidades na Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, antes da nomeação para Brasília, foi membro do Conselho Permanente da Conferência pelo Regional Sul 1. Na Santa Sé, é membro da Pontifícia Comissão para América Latina.

No dia 21 de outubro de 2020, o Papa Francisco nomeou Dom Paulo Cezar Costa como arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Sua posse ocorreu no dia 12 de dezembro, numa cerimônia restrita, por conta da pandemia, na Catedral de Brasília. Sua criação como Cardeal da Igreja Católica foi em 27 de agosto de 2022.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo