ASSEMBLEIA DA CNBB

Cardeal explica como é o trabalho realizado pelo Celam

Dom Odilo é o delegado titular da CNBB no Celam nos últimos quatro anos, missão que agora é assumida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa

Gabriel Fontana, com colaboração de Julia Beck
Da Redação

Dom Odilo Scherer é o delegado titular da CNBB no CELAM / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheram nesta quinta-feira, 27, seu novo representante no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). O escolhido foi o Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF). Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), foi escolhido para ser o suplente.

Atualmente, o delegado da CNBB que representa o órgão no CELAM é o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Ele foi eleito em 2019, junto a Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), e falou sobre a função exercida pelo CELAM junto às 22 conferências episcopais latino-americanas e caribenhas, incluindo a CNBB.

“O CELAM é um organismo que presta serviço às conferências episcopais para que, assim, aos poucos, elas possam exercer melhor a sua missão internamente nos seus países, mas também relacioná-los com o conjunto da Igreja em todo o continente”, explicou Dom Odilo.

Leia também
.: Sínodo: Dom Odilo comenta contribuição da Igreja na América Latina

O arcebispo abordou também como se dá a participação brasileira no CELAM. “Quando há uma assembleia, os convocados são o presidente e o secretário-geral, e o representante de cada conferência episcopal, portanto esses três, de cada conferência episcopal, são membros da assembleia geral do CELAM”.

Atuação do CELAM

Dom Odilo falou também sobre os trabalhos de supervisão, de avaliação, de informação sobre as várias situações nas quais vive a Igreja nos países cujas conferências são abrangidas. “É muito interessante porque aí aparecem as situações locais, e quando se vê, as situações locais das várias regiões são muito parecidas, embora tenham suas propriedades, de acordo com os aspectos de cada país”, ressaltou o arcebispo.

Entre as atribuições do organismo, está a organização e a promoção de eventos como as Conferências Gerais, cuja última edição se deu no ano de 2007, em Aparecida (SP). Mas recentemente, contudo, foi organizada também uma Assembleia Eclesial, que se estendeu durante o ano de 2021. Houve uma etapa de escuta das necessidades da Igreja em toda a América Latina, e todo o material colhido foi levado à etapa final na Cidade do México, em novembro do mesmo ano.

“No Celam, os mandatos duram quatro anos, assim como na CNBB, por isso, nós estamos renovando o mandato de quem vai representar a CNBB no CELAM”, finalizou o arcebispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo