Dr. Alberto Gasbarri, responsável pela organização das viagens papais em três pontificados, completa 70 anos e se aposenta; Monsenhor Mauricio Rueda Beltz será o novo responsável
Da Redação, com Rádio Vaticano
A visita do Papa Francisco ao México marcou a despedida do Dr. Alberto Gasbarri das viagens papais ao exterior e na Itália. Responsável pela organização das viagens em três pontificados, o Diretor Administrativo da Rádio Vaticano se aposenta, após completar 70 anos. Ele será substituído pelo colombiano Monsenhor Mauricio Rueda Beltz, a partir de 1º de março.
O próprio Francisco antecipou aos jornalistas presentes no voo da Alitália rumo à Cuba – primeira etapa da viagem – que poderia ser organizada uma “festinha” de despedida e de agradecimento ao Dr. Alberto Gasbarri no retorno a Roma. De fato, a coletiva no avião com o Pontífice foi concluída com uma homenagem por parte dos jornalistas presentes no voo, com direito até mesmo a uma torta.
Num clima descontraído, Dr. Alberto recebeu de presente, inicialmente, um pequeno avião da Aeroméxico. “Passou meia vida com a Alitalia, e portanto, como terá bastante tempo para brincar, compramos para ele um brinquedo, e esta é a parte da brincadeira”, disse uma jornalista.
Gasbarri também ganhou um photobombing com imagens da EBU, do L’Osservatore Romano e outras fontes, trazendo os momentos mais históricos e importantes das viagens.
Agradecimento de Francisco
Antes de dar a palavra ao Dr. Alberto, o Santo Padre disse: “Uma só palavra. Também eu repito aquilo que foi dito no início: muito obrigado! Ele me deu bons conselhos. Somente, tem um defeito: não sabe calcular bem a quilometragem”.
Agradecimento do Dr. Alberto Gasbarri
O Diretor Administrativo da Rádio Vaticano, tomou a palavra agradeceu a homenagem, ao santo padre e aos colegas.
“Estou emocionado neste momento. Naturalmente, agradeço ao Papa Francisco pela sua confiança e a sua paciência. Conto para vocês uma pequena história. Em novembro estávamos na África, em Bangui, e o Santo Padre deveria encontrar os bispos, e eu vejo que vai até a capela onde não estavam os bispos. Digo: “Mas, Santo Padre, deves encontrar os bispos….”. E ele me respondeu: “Vou à capela para rezar a Nossa Senhora para que me dê paciência de suportar Gasbarri”. Assim (risos). Agora libertei ele de uma intenção de oração”…. (risos).
Gasbarri também agradeceu ao Papa emérito Bento XVI, a São João Paulo II, e ao Cardeal Tucci.
Homenagem dos jornalistas
A decana dos jornalistas deu início as homenagens. “A primeira vez que o vi, há 37 anos, o senhor tinha mais cabelo, era um pouco mais magrinho, mas era exatamente a mesma pessoa. Eu o chamaria “o senhor dos céus”, é a expressão que me ocorre. É um gentleman de outros tempos, não somente pelo casaco e a sua roupa impecável, mas passamos por tantas coisas. Ele esteve a serviço – como se diz na Igreja – de três papa; houve tantos momentos difíceis, aterrissagens de emergência, países em guerra…. Nunca o vi levantar uma sobrancelha sequer, nunca uma palavra desnecessária, nunca um momento de nervosismo, nunca uma descortesia com ninguém.”
Novo responsável
Monsenhor Mauricio Rueda Beltz, de 46 anos, será o novo responsável pela organização das viagens do Pontífice, a partir de 1º de março. O sacerdote colombiano é um diplomata de carreira, com experiência nos Estados Unidos e Jordânia. Atualmente trabalha na Segunda Seção da Secretaria de Estado.
Cabe ao responsável pela organização das viagens pontifícias viajar com antecedência ao país a ser visitado pelo Santo Padre e tratar com as autoridades de Governo, encarregados do Protocolo, polícias e serviços secretos de todo o mundo.