Padre colombiano será novo responsável pelas viagens do Papa

Atual responsável pelas viagens do Papa vai se aposentar; novo encarregado das viagens é diplomata de carreira

Da Redação, com Rádio Vaticano

O monsenhor Mauricio Rueda Beltz, de 46 anos, será o novo responsável pela organização das viagens do Papa Francisco a partir de 1º de março. Ele substituirá Dr. Alberto Gasbarri, que se aposentará após completar 70 anos.

O sacerdote colombiano é um diplomata de carreira, com experiência nos Estados Unidos e Jordânia. Atualmente, trabalha na Segunda Seção da Secretaria de Estado. Monsenhor Rueda assumirá o novo encargo após a viagem do Papa Francisco ao México, programada para fevereiro.

Missão

Cabe ao responsável pela organização das viagens pontifícias viajar com antecedência ao país a ser visitado pelo Santo Padre e tratar com as autoridades de Governo, encarregados do Protocolo, polícias e serviços secretos de todo o mundo.

A partir de 1982, Dr. Alberto Gasbarri foi responsável pela organização das viagens de três Pontífices. Ele também ocupava um cargo na direção administrativa da Rádio Vaticano, como economista.

Para 2016, até o momento, estão confirmadas duas viagens internacionais do Papa: uma ao México e outra à Polônia, por ocasião da JMJ.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo