Alta hospitalar

Jovens resgatados de caverna na Tailândia deixam hospital

Os doze jovens jogadores de futebol e seu treinador concederam a primeira entrevista coletiva nesta quarta-feira, 18

Da redação, com Reuters

Os jovens resgatados contam como foram os dias presos na caverna / Foto: Reprodução Reuters

Os doze jovens e o treinador do time de futebol tailandês Javalis Selvagens, que ficaram presos em uma caverna na Tailândia, deixaram o hospital nesta quarta-feira, 18, e fizeram sua primeira aparição pública em uma transmissão nacional durante uma coletiva à imprensa na província de Chiang Rai.

Uma van pintada de prata e rosa levou os garotos, que têm entre 11 e 16 anos, além do técnico, com 25 anos, para fora do hospital onde ficaram na última semana quando foram retirados da caverna em que ficaram presos, numa operação de resgate que mobilizou o mundo todo.

Os garotos vestiam camisetas estampadas de vermelho com um javali ― uma referência ao mascote do time ― e carregavam mochilas no momento em que foram flagrados pela mídia ao entrar na van.

Eles apresentaram cortes de cabelo mais curtos e ganharam em média 3 kg desde o resgate. Também passaram por exercícios para melhorar a confiança deles antes de se apresentarem ao público nesta quarta-feira, 18.

Entenda o caso

Após uma partida de futebol, no dia 23 de junho, o grupo de garotos tentou explorar as cavernas de Tham Luan. A situação, porém, saiu do controle quando uma forte chuva inundou os túneis de acesso ao local, deixando-os presos.

Dois mergulhadores britânicos os encontraram no dia 2 de julho, enquanto rastejaram por diversos quilômetros ao longo da caverna. Todos os garotos foram resgatados com vida durante a operação de salvamento, que durou três dias. A operação foi organizada por integrantes da força naval tailandesa e um time de mergulhadores profissionais de várias partes do mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo