Comunicado conjunto raro entre Índia e Paquistão se deu após meses de hostilidades entre países
Da redação, com Reuters
Os militares dos países Índia e Paquistão disseram nesta quinta-feira, 25, em comunicado conjunto raro, que concordaram em observar um cessar-fogo ao longo da fronteira disputada pelos dois países na Caxemira. Nos últimos meses, centenas de trocas de tiros entre as duas partes aconteceram na região.
História
Índia e Paquistão já travaram três guerras desde a independência, em 1947. Quase voltaram a entrar em guerra em 2002. Os dois países testaram bombas nucleares em 1998.
Os vizinhos com armas nucleares assinaram um acordo de cessar-fogo ao longo da Linha de Controle (LoC) na região da Caxemira em 2003. Porém, a trégua se desgastou nos últimos anos entre Índia e Paquistão. Houve aumento no número de baixas entre os moradores que vivem perto da fronteira de fato.
Acordo entre Índia e Paquistão
“Ambos os lados concordaram com a estrita observância de todos os acordos, entendimentos e cessação de disparos ao longo da Linha de Controle e todos os outros setores a partir da meia-noite de 25 de fevereiro de 2021”, disse o comunicado conjunto.
O retorno à trégua foi decidido pelos dois diretores gerais de operações militares dos exércitos.