JUSTIÇA

Bispos do Reino Unido exortam o governo indiano a libertar Pe. Swamy

O Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, Cardeal Vincent Nichols, une-se aos apelos para que o governo da Índia liberte o Pe. Stan Swamy

Presidente da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales pede que autoridades indianas libertem o padre Stan Swamy / Foto: Reprodução Youtube

Da redação, com Vatican News

Em uma carta aberta publicada no Dia da República da Índia, em 26 de janeiro, o arcebispo de Westminster, o Cardeal Vincent Nichols, e o padre Damian Howard SJ, Provincial dos Jesuítas na Grã-Bretanha, pedem que as autoridades indianas libertem o padre Stan Swamy, sob fiança, por razões humanitárias.

Eles fazem este apelo, “para que ele possa receber a atenção médica de que precisa e desafiar as acusações manifestamente injustas apresentadas contra ele.” O padre Swamy sofre de doença de Parkinson e requer assistência para comer e se vestir.

‘Prisão arbitrária’

Relembrando as autoridades indianas que o padre idoso “entregou sua vida para trabalhar pelos direitos constitucionais das pessoas mais pobres e marginalizadas da Índia” e que “muitos jesuítas já deram suas vidas por esta causa”, a carta enfatiza que ele agora está “correndo grande risco de contrair Covid-19 em uma prisão superlotada em Mumbai.”

O cardeal Nichols e o padre Howard também apontam que representantes da ONU também expressaram preocupação com “a prisão arbitrária do padre Swamy e a maneira como o Estado indiano está tentando deslegitimar seu trabalho pacífico pelos direitos humanos”.

Fiança negada repetidamente

Padre Swamy foi preso pela National Investigation Agency (NIA), a agência federal antiterror, em sua residência em Ranchi, capital do estado de Jharkhand, no dia 8 de outubro de 2020, junto com outras 16 pessoas, sob a acusação de ter planejado e executado a violência em a área de Bhima Koregaon de Maharashtra em 31 de dezembro de 2017, na qual uma pessoa foi morta e muitas outras ficaram feridas.

Eles também são acusados de cooperar com rebeldes maoístas ilegais e conspirar contra o Estado. As acusações foram constantemente negadas pelo sacerdote que, em seu ministério de cinco décadas, trabalhou para tribais pobres (Adivasi) e outras pessoas pobres em Jharkhand e em outros lugares. No entanto, a fiança foi negada várias vezes, já que a NIA afirma ter sérias evidências contra ele.

Pedidos de liberdade

Desde sua prisão, muitas pessoas e organizações da Igreja na Índia e no exterior apelaram por sua libertação, incluindo a Conferência Episcopal Indiana (CBCI), a Federação das Conferências Episcopais da Ásia (FABC) e os Jesuítas da Índia.

O caso foi levantado durante uma reunião na semana passada entre três cardeais indianos e o primeiro-ministro Narendra Modi, que disse que, embora esteja ciente da situação, o governo não quer interferir no assunto.

No início deste mês, o Bispo Declan Lang, presidente do Departamento de Assuntos Internacionais do CBCEW, levantou o caso do Pe. Swamy diretamente com o governo do Reino Unido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo