O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) realizou, de 4 a 6 de março, em Bogotá, Colômbia, o Encontro Latino-americano e Caribenho de Comunicação.
O objetivo foi refletir, a partir do Documento de Aparecida, sobre a identidade da Pastoral da Comunicação (Pascom) num novo contexto cultural, gerado pelas novas tecnologias.
Participaram do encontro o presidente da Comissão de Comunicação do CELAM, Dom Gregorio Rosa Chávez, de El Salvador, pesquisadores e profissionais da comunicação e assessores do Setor de Comunicação das conferências episcopais da América Latina e Caribe. O Brasil foi representado pela assessora do Setor Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari.
Segundo a religiosa, "este encontro foi fundamental para definir as linhas de comunicação nesta nova etapa em que está contextualizada a Igreja, particularmente no que se refere aos desafios da missão permanente no Continente".
Irmã Elide acrescentou que "também foram partilhadas experiências significativas de comunicação, como o processo da Pastoral da Comunicação, ocorrido entre os anos 2005 a 2009. Percebeu-se que o meio mais fácil e acessível para a Igreja é a internet, que vem criando espaços e avanços de informação e formação para o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo".
Os participantes refletiram a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações 2009, a ser celebrado no próximo dia 24 de maio. Este ano, a mensagem apresenta o tema “Novas tecnologias e novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”.
“Para o Papa as novas tecnologias são um dom de Deus e expressão do seu amor, que precisam ser valorizados e privilegiados para a evangelização”, declarou Irmã Élide.
Segundo a assessora do setor de Comunicação da CNBB, a iniciativa será realizada em todos os anos e constituirá um espaço permanente de debate, reflexão e troca de experiências sobre a Pastoral da Comunicação, tendo presente a missão de evangelizar com os processos e meios de comunicação.
Leia mais
.: Bispos de todo o mundo vão debater o papel da mídia na Igreja
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com