Esforços de paz

Cardeal Leonardo Sandri faz apelo pela paz na Ucrânia

Participantes da Plenária da Congregação para as Igrejas Orientais se inspiram em Bento XVI para pedir paz na Ucrânia 

Da Redação, com Vatican News 

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri / Foto Reprodução Youtube

O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, junto aos participantes da Plenária da Congregação, fez um apelo pela paz na Ucrânia.  Eles foram recebidos ontem em audiência pelo Papa Francisco

“A Europa correrá para o abismo, indo ao encontro um verdadeiro suicídio? O mundo civilizado deverá ser reduzido a um campo de extermínio?”. Essas foram questões dirigidas pelo Papa Bento XV em sua “Carta aos líderes dos povos beligerantes”, em agosto de 1917, durante a I Guerra Mundial. Inspirados nessas palavras, os participantes da Plenária recordaram a atual situação da Ucrânia. 

Cardeal Sandri recordou que a Congregação para as Igrejas Orientais foi instituída em 1º de maio de 1917, por expresso desejo do Papa Bento XV. Junto com os participantes na Assembleia, o cardeal dirigiu o pensamento e coração aos irmãos na Ucrânia.

Leia mais
.: Ucrânia: que o diálogo supere tensões e ameaças de guerra, pede Papa
.: Papa renova apelo pela paz na Ucrânia: “florescer a fraternidade”

“Nada se perde com a paz, mas tudo se perde com a guerra”

Durante a audiência papal, o cardeal leu a mensagem dos participantes na Plenária. Eles recordam Bento XV em seu apelo aos poderosos da terra: “Vocês têm uma gravíssima responsabilidade diante de Deus e dos homens; de suas decisões dependem a paz e a alegria de inúmeras famílias, jovens e povos”. 

E o Cardeal concluiu: “Que no futuro, vocês possam ser chamados bem-aventurados, porque construíram a paz e transformaram as armas de hoje em foices e ferramentas de prosperidade e bem-estar para os povos”.

Uma Plenária sob o signo da partilha e da escuta

Ao término da audiência aos participantes na Assembleia, o Cardeal Leonardo Sandri agradeceu ao Pontífice. E não deixou de destacar sua figura de Pai e arquiteto da paz.

Por fim, o cardeal lembrou que está em andamento no Augustinianum de Roma, de 16 a 22 de fevereiro, o encontro dos membros da Congregação para as Igrejas Orientais, com seus delegados de Comissões litúrgicas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo