Proximidade

Papa Francisco reza pelas vítimas das fortes chuvas em Petrópolis

Em telegrama, Pontífice pede ao bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão Neto, para “transmitir às famílias das vítimas as suas condolências”

Da redação, com Vatican News

/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar ao bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão Neto, pelas vítimas do temporal da última terça-feira, 15. A forte chuva causou até agora 120 mortos. Segundo a Polícia Civil, 116 pessoas estão desaparecidas.

Em texto, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, o Santo Padre afirma “tomar conhecimento com profundo pesar das trágicas consequências do deslizamento de terras nessa cidade”.

O Pontífice “confia ao senhor bispo transmitir às famílias das vítimas as suas condolências e a sua participação na dor de todos os enlutados ou despojados de seus haveres. Pedindo a Deus Pai de misericórdia eterno repouso para os falecidos, conforto para os sinistrados aos quais deseja pronto restabelecimento e serenidade e consolação da esperança cristã para todos os atingidos pela dolorosa provação”.

Por fim, o Papa envia a quantos estão em sofrimento e a quantos procuram aliviá-lo “propiciadora bênção apostólica”.

Diocese de Petrópolis

Na manhã da última quarta-feira, 16, o bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, manifestou sua preocupação diante das consequências da chuva que atingiu o município.

Segundo o prelado, as igrejas localizadas na região mais atingida estão abertas para acolher as pessoas que precisam de abrigo. “Estamos nos unindo”, disse.

Dom Gregório pediu a solidariedade de todos e afirmou que ele está acolhendo uma família em sua residência. “Acolham parentes, amigos e quem vive este desespero de procurar um local para ficar”, pediu.

Assista, abaixo, ao apelo do bispo diocesano em vídeo divulgado no Facebook da Diocese de Petrópolis: 

SOS Petrópolis

A Arquidiocese do Rio de Janeiro lançou também, na quarta-feira, 16, a campanha SOS Petrópolis. A iniciativa visa ajudar as famílias que foram atingidas. As doações em dinheiro podem ser feitas por meio de uma conta emergencial da Cáritas Arquidiocesana.

No mesmo dia, em sua conta no Twitter, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, lançou um apelo: “Filhos e filhas, peço que, neste momento de extrema necessidade dos nossos irmãos e irmãs da diocese de Petrópolis, a nossa caridade e oração possam socorrê-los velozmente. (…) Confio no seu coração generoso”.

Mais tarde. foi divulgada uma mensagem de vídeo do cardeal. O purpurado afirmou: “Estamos unidos em nossa busca de ajuda mútua e toda uma corrente de solidariedade se alastrou por nossa cidade, paróquias e até nosso Estado. Já mandamos uma parte do que arrecadamos para diminuir um pouco as dificuldades e dores dos nossos irmãos e irmãs”.

Confira, a seguir, a mensagem em vídeo na íntegra divulgada por Dom Orani:

Mensagem da CNBB

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem sobre a situação de Petrópolis. O texto pede união a Dom Gregório Paixão e ao povo de Deus na Diocese de Petrópolis.

“Somos todos convocados a testemunhar a nossa fé, exercendo a solidariedade: pedimos a cada cristão católico, aos homens e mulheres de boa vontade, que se compadeçam daqueles que perderam o pouco que possuíam, vítimas da tragédia climática. Especialmente, levemos amparo às famílias enlutadas e desabrigadas”. Veja, abaixo, como ajudar:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo