RELIGIOSA MINEIRA

Papa reconhece virtudes heroicas da Irmã Benigna

Processo de beatificação da Irmã Benigna encontra-se no Vaticano, e hoje foi dado mais um passo com o reconhecimento das virtudes heroicas pelo Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Irmã Benigna / Foto: Reprodução Amaiben

O Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas da Serva de Deus Irmã Benigna Víctima de Jesus. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18, pela sala de imprensa da Santa Sé. 

Em audiência realizada, hoje, com o prefeito da Congregação da Causa dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, o Pontífice autorizou a promulgação de alguns decretos, entre eles este que confere tal reconhecimento à irmã Benigna. A religiosa pertencente à Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade era natural de Diamantina (MG), e morreu em outubro de 1981 em Belo Horizonte.

Irmã Benigna já era Serva de Deus, título recebido no início da causa de beatificação. O primeiro processo é o das virtudes ou martírio, passo mais demorado, porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus. Em se tratando de um mártir, devem ser estudadas as circunstâncias que envolveram sua morte para comprovar se houve realmente o martírio. Ao terminar este processo, a pessoa é considerada Venerável, como acontece agora com Irmã Benigna. 

Sobre o processo de beatificação

O processo de beatificação da Serva de Deus Benigna Victima de Jesus começou em 15 de outubro de 2011 e agora se encontra no Vaticano. Todos os documentos e os possíveis milagres são analisados para a aprovação e reconhecimento da Igreja.

Nesta fase, já foi autorizada a confecção da imagem, divulgada em 16 de outubro passado em celebração na Catedral Arquidiocesana de Belo Horizonte nos 40 anos do falecimento da Serva de Deus. 

Em meio ao processo, chegou a ser enviada uma Carta Aberta ao Papa Francisco pela beatificação da religiosa. A iniciativa foi um clamor do povo que, por meio da Associação dos Amigos da Irmã Benigna (Amaiben), respeitosamente pediu ao Sumo Pontífice a sua atenção para este processo de beatificação. Em 21 de julho de 2020, a Amaiben recebeu um e-mail da secretaria particular do Papa confirmando o recebimento da carta pelo Pontífice. A Carta e os cinco volumes contendendo quase 40 mil assinaturas passaram a integrar os documentos que fazem parte do processo. 

Confira, abaixo, as etapas de um processo de beatificação/canonização: 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo