Órgão divulgou detalhes do evento, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro em Belo Horizonte (MG) e abordará processo sinodal na Rede Cáritas
Da Redação, com Cáritas Brasileira
A XVIII Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira terá como centro de suas atividades a sinodalidade. O evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro em Belo Horizonte (MG), e teve seus detalhes divulgados pelo órgão brasileiro da Cáritas.
Com o tema “Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental”, a assembleia constitui-se em um forte momento sinodal. O chamado é para que todos os integrantes da entidade caminhem juntos, através de um processo de escuta das instâncias que compõem toda a Rede Cáritas.
O objetivo é interligar todos com a Casa Comum e com as milhares de pessoas deixadas às margens do caminho, com fome e sede de justiça. A partir disso, foi escolhido o lema da assembleia: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça” (cf. Mt 5,6).
Entre as atividades previstas, haverá a reflexão acerca do Marco Referencial da Rede Cáritas. Trata-se de um documento de consulta e orientação, um conjunto de conceitos que orientam as ações da Cáritas. Sua validade foi ampliada no último Congresso da Cáritas, em Aparecida/SP, e neste ano, a Rede Cáritas consolidou uma revisão do texto com vista para os próximos anos de ação.
Leia também
.: “Caritas ilumina o Sínodo ouvindo as periferias”, afirma Cardeal Grech
.: Cáritas NE 2 realiza ação emergencial em prol dos afetados pelas chuvas