ESPÍRITO SINODAL

“Caritas ilumina o Sínodo ouvindo as periferias”, afirma Cardeal Grech

Secretário-geral do Sínodo dos Bispos discursou em Assembleia Geral da Caritas Internacional — que elegeu seu novo presidente—, Grech também se encontrou com o Patriarca Tawadros II

Da Redação, com Vatican News

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech / Foto: Reprodução Youtube

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Mario Grech, discursou durante a Assembleia Geral da Caritas Internacional no sábado, 13. A confederação católica está reunida desde o dia 11, em Roma, em atividades dentre as quais está a eleição de sua nova presidência.

Na ocasião, o Cardeal Grech destacou como a Caritas contribui com o processo sinodal vivido pela Igreja. “A opção preferencial pelos pobres e vulneráveis é uma dimensão essencial da vocação eclesial cristã e é constitutiva da Caritas como organização humanitária da Igreja”, disse o secretário do Sínodo.

Além disso, a escuta das minorias e dos desfavorecidos promovida pela Caritas também é valiosa para esta vivência sinodal. “Muitas Igrejas locais tiveram dificuldade em desenvolvê-la (a escuta). Neste sentido, o compromisso da Caritas com os últimos e sua proximidade concreta a ponto de tocar a carne ferida daqueles que são marginalizados e descartados pela sociedade de consumo, é um aspecto crucial para a realização de um caminho sinodal autêntico de conversão da Igreja”, declarou o purpurado.

Leia também
.: Papa: viver a caridade é acolher o amor de Deus e servir o outro

.: Tagle à Caritas Internacional: grato pelas lições aprendidas com os pobres

A colaboração entre os membros da Caritas também foi ressaltada por Grech, que a indicou como “particular inspiração ao processo sinodal”. Da mesma forma, um dos temas tratados na assembleia, “Unidade na Diversidade”, foi citado e definido como “expressão e manifestação concreta na história humana da vida de Deus que é Trindade, ou seja, uma relação entre pessoas diferentes que são uma só no amor”.

Novo presidente

Ainda na sessão da Assembleia Geral da Caritas do sábado, 13, os membros reunidos elegeram o novo presidente da confederação. O arcebispo de Tóquio, Dom Tarcisius Isao Kikuchi, foi o escolhido para estar à frente da Caritas Internacional  no próximo mandato, que se estende até 2027. A assembleia prossegue até esta terça-feira, 16, e ainda elegerá outros membros da nova presidência.

Encontro de Grech e Tawadros II

Neste contexto sinodal, o Cardeal Grech também se encontrou, na última sexta-feira, 12, com o Patriarca da Igreja Copta Ortodoxa, Tawadros II. O líder religioso, que esteve no Vaticano entre os dias 9 e 14, participou da Audiência Geral da quarta-feira, 10, com o Papa Francisco. Houve também um encontro privado com o Pontífice no dia seguinte, 11, e a celebração da Liturgia Eucarística na Basílica Papal de São João de Latrão.

Na reunião entre o Papa de Alexandria e o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Tawadros II abençoou o caminho sinodal da Igreja Católica, após pedido do cardeal. O purpurado também declarou: “Confiamos que as Igrejas do Oriente poderão nos estimular a promover uma saudável descentralização da autoridade, fazendo melhor uso dos níveis regionais e provinciais de sinodalidade, que têm suas raízes nos primórdios da Igreja indivisa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo