Assistência

Caritas na linha de frente em socorro das vítimas das chuvas no nordeste

Chuvas deixam mortos e desabrigados no Nordeste do Brasil. Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte enfrentam enchentes, deslizamentos, e outras consequências

Da Redação com Vatican News

Foto: Arquivo Diocese de Garanhuns

A Caritas da Diocese de Garanhuns, em Pernambuco, tem acompanhado de perto o drama das famílias que estão sofrendo com o alto índice de chuva na região.
Padre Nivaldo Magela é o atual diretor espiritual da Caritas diocesana e nos enviou informações sobre as chuvas e também as ações desta Igreja particular.

Chove mais do que o esperado

Padre Nivaldo Magela, atual diretor espiritual da Caritas diocesana, esteve visitando cidades afetadas pelas chuvas e afirma que em muitas regiões o estado é alarmante. “Estive com as pessoas e elas relataram que, há muito tempo, não se tem tanto volume de chuva na região. Para o povo é uma surpresa tanta chuva. Obviamente, temos que considerar que há falta de preservação e há má conservação do meio ambiente que influência diretamente nestes espaçamentos de chuvas e também nas mudanças climáticas. Não podemos atribuir todos esses deslizamentos a fatores naturais, existem fatores humanos que devem ser levados em consideração”.

Leia mais:
.: Arcebispo celebrará Missa pelas vítimas das chuvas em Pernambuco

Magela também dialogou com técnicos sobre a previsão do tempo para os próximos dias: “Nestes últimos dias, se choveu mais do que esperado, surpreendendo muita gente. As previsões para os próximos dias são de uma pequena estiagem, mas logo após essa curta estiagem as chuvas retornam na área diocesana, isto é, em alguns lugares da região a situação ainda pode se agravar. Não é possível prever as altas dos rios, mas as chuvas vão permanecer por um bom período”.

As principais consequências das chuvas na região

Ao verificar de perto as situações de riscos e as consequências das chuvas sobre a área da diocese, o sacerdote relatou: “Percebemos muitos estragos, principalmente em estruturas de acesso, ou seja, nas estradas da região, impossibilitando que a ajuda chegue aos moradores. Algumas pontes dentro das cidades caíram, alguns lugares públicos como estações foram alagados. Casas foram invadidas pela água, estive em famílias em que simplesmente só restou cadeiras. Percebemos famílias entristecidas e desoladas, pois a água levou tudo e estão aguardando com esperança a ajuda chegar. A impressão que tenho é que muitas famílias se questionam – ‘o que iremos fazer a partir de agora?’. Certamente, as chuvas vêm deixando consequências físicas graves, mas sobretudo o sofrimento humano”.

As cidades mais afetas da Diocese de Garanhuns

A Diocese de Garanhuns pertence ao estado de Pernambuco e está organizada em 37 paróquias em 26 municípios. Sobre os municípios, o poder público tem realizado ações emergenciais organizada e efetiva. Existe uma mobilização de recursos sociais como de médicos, maquinários e de equipamentos para retirada de lamas e atendimento ao povo.

Padre Nivaldo acrescenta que a Igreja tem acompanhado de perto essas situações e está se preparando para caso as pessoas precisem de mais ajuda. “Visitamos também a área rural em São Benedito do Sul, onde há grandes preocupações com a altura da água. Em dois sítios que visitamos, a água subiu mais de quatro metros.”

As iniciativas da Igreja diocesana

Sobre as ações práticas que a Igreja tem organizado para colaborar com essas famílias que estão sofrendo com o grande volume de chuva.

O diretor espiritual da Caritas enfatiza: “Graças a Deus, houve uma mobilização solidária muito rápida. Em nossa diocese, há uma rede de solidariedade para aqueles que precisam, mas, diante destas situações, esta rede se inflamou de amor. Desde o inicio da situação das chuvas, muitas paróquias fizeram coletas e acionaram os paroquianos e outras pessoas pedindo ajuda. São cestas básicas, roupas, colchões e cobertores que chegam até nós, realizamos as triagens e entregamos.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo