Visita Apostólica

O Papa será muito bem recebido em meu país, diz embaixador da Hungria

Papa Francisco visitará a Hungria de 28 a 30 de abril; na capital Budapeste, os preparativos estão avançando

Da redação, com Vatican News

Foto: Massimo Valicchia – NurPhoto

A visita apostólica do Papa Francisco à Hungria está marcada para 28 a 30 de abril. Serão três dias com momentos de encontro com os vários componentes da comunidade eclesial, fiéis e autoridades. Segundo o embaixador do país junto à Santa Sé, Eduard Habsburg-Lothringen, a Hungria ama muito o Papa e o espera com grande entusiasmo. 

O embaixador falou ao Portal Vatican News, comentando alguns compromissos agendados. Disse que a fé cristã conta muito para os húngaros e espera que esta viagem ofereça a Francisco a oportunidade de conhecer mais profundamente a nação.

Francisco já esteve na Hungria em setembro de 2021 para a missa de encerramento do Congresso Eucarístico Internacional. Agora, retorna para uma visita apostólica ao país. Em 2019, na Romênia, no Santuário mariano de Csíksomlyó (em romeno Șumuleu Ciuc, ed.), cerca de 150 mil húngaros assistiram à missa com ele. Na ocasião, Francisco deu aos húngaros um encorajamento de fé muito forte, que deixou marcas na vida cotidiana da Hungria hoje, afirma o embaixador.

“Desta vez, ele terá mais tempo. Desde o primeiro encontro com ele, tive a impressão de que o Papa gosta dos húngaros. Ele me deu uma impressão positiva de seus encontros com os húngaros na Argentina e me disse que eles são pessoas íntegras, corajosas e boas. Acho que o Papa está curioso para conhecer ainda mais pessoas da Hungria, para entender melhor nosso país e de onde vêm nossos valores”.

Segundo o embaixador, a expectativa é que o Papa reacenda o fogo da fé na Hungria. “O encontro com o Santo Padre será uma experiência muito forte para nós. Isso, antes de mais nada, e depois espero que o Papa possa realmente conhecer a Hungria com toda a sua alma.”

Hungria, país cristão

Segundo Eduard Habsburg-Lothringen, a Hungria gosta de se chamar de país cristão. É uma expressão um pouco antiquada em alguns países da Europa, mas a Hungria dá espaço à fé cristã no setor público, as igrejas e a fé cristã são visíveis assim como outras religiões. Outro exemplo é a presença judaica forte e viva.

“Eu diria que a fé é uma coisa ‘normal’ tanto na vida cotidiana quanto na política húngara. Acho que o Papa encontrará um país fortemente cristão, com todas as fraquezas que o secularismo, a mídia moderna, a vida moderna trazem consigo, mas ele ainda encontrará uma forte presença cristã.”

Ponte de Paz

Eduard Habsburg-Lothringen afirma que, atualmente, a ponte mais importante que a Hungria está construindo é a Ponte da Paz. A Hungria tem um forte desejo de trabalhar pela paz na terrível situação na Ucrânia.

“Também nos vemos como construtores de pontes para países onde os cristãos vivem situações difíceis: há alguns anos, a Hungria trabalha pelos cristãos de todo o mundo, especialmente no Oriente Médio, na Nigéria, nos países africanos, no Paquistão, para ajudar os cristãos que estão sob perseguição”.

O embaixador ainda ressalta que esta é uma ponte muito forte que eles tentam construir e, finalmente, como um país no centro da Europa, naturalmente eles se veem como uma ponte entre a Europa Oriental e a Europa Ocidental, porque eles estão sempre atentos aos dois sentidos e tentando manter juntos esses duas culturas ligeiramente diferentes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo