Viagem apostólica

Papa inicia viagem ao Bahrein como peregrino da paz e fraternidade

Antes de iniciar a viagem ao Bahrein, Papa se encontrou com três famílias de refugiados da Ucrânia

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa Francisco entra no avião rumo ao Bahrein nesta quinta-feira, 3 / Foto: REUTERS/Remo Casilli

Começou a viagem do Papa Francisco ao Bahrein. O avião com o Papa a bordo partiu do aeroporto internacional Fiumicino, em Roma, às 9h45 (hora local) desta quinta-feira, 3, e deve chegar a Awali, no Bahrein, às 16h45 (hora local, 10h45 em Brasília).

Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa ao Bahrein

Antes de deixar a Casa Santa Marta, onde reside, o Santo Padre se encontrou com três famílias de refugiados da Ucrânia hospedados por famílias italianas, acompanhados do Prefeito do Dicastério para a Caridade, Cardeal Konrad Krajewski.

Trata-se da esposa de um sacerdote ortodoxo com dois filhos, um de 18 anos e uma de 14, da região de Kropyvnytskyi. O marido e o filho mais velho ficaram na Ucrânia. A outra era uma mulher de 30 anos com duas filhas crianças, de 4 e 7 anos, que escaparam da região de Zaporizhzhia, parcialmente ocupada. Por fim, uma mulher de 53 anos com um filho de 13 anos, com deficiência grave, e a mãe de 73 anos, de Kyiv.

Leia também
.: Papa confia a Nossa Senhora sua viagem ao Bahrein
.: Vaticano divulga dados sobre a Igreja no Bahrein que receberá o Papa

Ao deixar o território italiano, como de costume, o Papa deixou um telegrama ao presidente da Itália, Sergio Mattarella. Na breve mensagem, Francisco afirma que vai ao Bahrein como peregrino de paz e de fraternidade, para testemunhar a importância do encontro entre civilizações, religiões e culturas. “Agrada-me dirigir ao senhor presidente a minha saudação, que acompanho com o desejo de bem-estar espiritual, civil e social do querido povo italiano, a quem envio a minha benção”.

A viagem ao Bahrein

Essa é a 39ª viagem internacional do Papa Francisco. A ocasião da visita é o “Fórum do Bahrein para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana”.

O primeiro compromisso oficial do Papa no país será hoje às 12h30 pelo horário de Brasília. Francisco se reunirá com as autoridades, com a sociedade civil e o corpo diplomático do Bahrein, ocasião em que fará seu primeiro discurso.

Amanhã, Francisco participará do encerramento do Fórum para o Diálogo. Também terá um encontro privado com o Grão-Imame de Al-Azhar e com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos. Ainda amanhã, um encontro ecumênico e oração pela paz na Catedral de Nossa Senhora das Arábias.

No sábado, a Santa Missa e o encontro com os jovens. A programação termina no domingo, com um encontro de oração e Angelus com a Igreja local.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo