Finados

Papa Francisco reza pelos falecidos no Cemitério Teutônico

Ao final da Missa em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos ao longo do ano, Papa se dirigiu ao cemitério dentro do Vaticano para momento de oração

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco em visita ao Cemitério Teutônico, no Vaticano / Foto: Reprodução Vatican News

Neste Dia de Finados, o Papa Francisco visitou o Cemitério Teutônico, no Vaticano, para um momento privado de oração pelos falecidos. A visita foi logo após a Missa presidida pelo Pontífice mais cedo, em sufrágio dos bispos e cardeais falecidos ao longo do ano.

Segundo comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, à espera do Papa estavam as Irmãs Servas de Cristo Sacerdote, que cuidam do cemitério. Também presente a superiora da congregação, o reitor do Pontifício Colégio Teutônico de Santa Maria, em Camposanto, e o vice-reitor. “O Papa fez uma oração silenciosa, depois de ter abençoado com aspersor os túmulos mantidos ali”. Logo depois, o Pontífice retornou à Casa Santa Marta.

O cemitério dentro do Vaticano

O Campo Santo dos Teutônicos foi construído sobre a área onde estava o Circo de Nero, na região localizada agora entre a Basílica de São Pedro e a Sala Paulo VI. No pátio interno, provavelmente construído no século XVII, em meio à vegetação, há estátuas e sepulturas de várias épocas, onde foram sepultados alemães ilustres.

Dada a sua localização particular — dentro do Estado da Cidade do Vaticano —, o cemitério recebe milhares de pedidos para sepultamento todos os anos. Porém, de acordo com os estatutos da fundação, as solicitações devem obedecer cânones bem precisos: ser membro da arquiconfraria responsável pelo cemitério, ser religioso de origem alemã e membro de Colégios Teutônicos de Roma.

Mas há exceções. Em fevereiro de 2015, por desejo do Papa Francisco, foi sepultado “Willy” – como era conhecido – o indigente que vagava pelas ruas nos arredores do Vaticano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo