ENCONTRO

Papa Francisco encerra viagem Apostólica ao Bahrein

A cerimônia de despedida realizou-se na Base Aérea de Sakhir, em Awali, onde o Pontífice foi acolhido pelo rei do Bahrein, Sua Majestade Hamad bin Isa bin Salman Al Khalifa.

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reuters

Neste Domingo, 06, o Papa Francisco deixou o Reino do Bahrein, concluindo sua 39ª Viagem Apostólica Internacional. O avião papal decolou às 13h16, horário local, 7h16 no horário de Brasília.

A cerimônia de despedida realizou-se na Base Aérea de Sakhir, em Awali, onde o Pontífice foi acolhido pelo Rei do Bahrein, Sua Majestade Hamad bin Isa bin Salman Al Khalifa, pelo rei herdeiro e pelo primeiro-ministro, por outros três filhos do rei e por um neto.                 

O momento ocorreu na Sala Real onde houve um breve encontro. Estava também presente na cerimônia de despedida o Grão Imame de Al-Azhar, Muhammad Ahmad Al-Tayyeb.

A chegada do Papa Francisco ao Aeroporto Internacional de Roma está prevista para às 16h, no horário local. 

39ª Viagem apostólica

O Papa Francisco já visitou 54 países diferentes nestes quase 10 anos de pontificado, tendo sido esta a sua 39ª Viagem Apostólica.

Dentro da Itália, Francisco fez 31 visitas pastorais a 41 cidades ou vilarejos. Sua última viagem ao exterior foi ao Cazaquistão, que foi de 13 a 15 de setembro deste ano, por ocasião do VII Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.

Logotipo e lema

O logotipo da viagem foi formado pelas bandeiras do Reino do Bahrein e da Santa Sé, representadas de forma estilizada como duas mãos abertas para Deus.  

As bandeiras simbolizaram também o compromisso dos povos e nações de se encontrarem num espírito de abertura, sem preconceitos, como “irmãos e irmãs”. O fruto do encontro fraterno foi o dom da paz, simbolizado pelo ramo de oliveira representado no centro das “duas mãos”.

A “escrita” Papa Francisco foi o azul para indicar que a Viagem Apostólica foi confiada à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, venerada sob o título de Nossa Senhora das Arábias, particularmente na catedral do mesmo nome, um presente do Reino do Bahrein à Igreja Católica do país.

O lema da Visita “Paz na terra aos homens de boa vontade”, foi inspirado a partir das palavras cantadas pelos anjos na história do nascimento do Senhor no Evangelho de Lucas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo