2005 - 2022

Eleição de Bento XVI completa 17 anos nesta terça-feira

Em 2005, a fumaça branca que saia da Capela Sistina anunciava a eleição de Bento XVI, o 265º Pontífice da Igreja

Da redação

Foto: World Meeting of Families 2012/CNA

Há 17 anos, Bento XVI era apresentado como o novo Papa da Igreja Católica. O anúncio foi feito na tarde do dia 19 de abril de 2005.

Bento XVI renunciou ao ministério petrino em fevereiro de 2012. O Pontífice passou a ser chamado de Papa Emérito e mora atualmente no Mosteiro Matter Eclesiae, nas proximidades do Vaticano.

No último sábado, 16, o Papa Emérito completou 95 anos. Também na última semana, o Santo Padre recebeu a visita do Papa Francisco por ocasião de seu aniversário e da proximidade da Páscoa.

Recentemente, o secretário pessoal de Bento XVI, o arcebispo Georg Gänswein, afirmou: “O Papa Emérito está de bom humor”.

Dom Gänswein comentou que, naturalmente, Bento XVI está fisicamente fraco e frágil, mas bastante lúcido. O arcebispo também fez questão de frisar a importância do Papa Emérito para os católicos: “Moldou a Igreja e a teologia”.

Eleição

Em 2005, a fumaça branca que saia da Capela Sistina anunciava a eleição de Bento XVI, o 265º Pontífice da Igreja.

A breve saudação com a qual se apresentou à multidão na Praça São Pedro e ao mundo deu logo a ideia do perfil do novo Papa.

“Amados Irmãos e Irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”, disse Bento XVI na ocasião.

Leia mais
.: O pensamento teológico de Bento XVI

Eram quase 26 anos que essa cena não se repetia, desde a eleição, em 1978, de João Paulo II. De fato, entre a comoção e a dor pela morte do Papa polonês, que foi declarado santo no dia 27 de abril de 2014, coube a um “insígne mestre de teologia” – como o definiu Paulo VI ao criá-lo cardeal – suceder ao amigo de longa data.

Mais habituado a lidar com cátedras e livros do que com microfones, assim expressou a responsabilidade que o aguardava:

“Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está conosco. Obrigado!”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo