Papa Emérito

Igreja recorda nove anos da renúncia de Bento XVI ao pontificado

Em 28 de Fevereiro de 2013, Bento XVI deixou o ministério petrino, passando a ser Papa Emérito; humilde gesto comunicou o amor à Igreja

Da Redação

Bento XVI durante o anúncio de sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013 / Foto: Reprodução Vaticano – arquivo

Após o anúncio, em 11 de fevereiro de 2013, de deixar o ministério petrino, o Papa Emérito Bento XVI renunciou no dia 28 de fevereiro do mesmo ano. Exatamente às 16h58h (horário de Roma, 12h58h em Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2013, Bento XVI deixou o Vaticano e foi para Castel Gandolfo. Lá ficou provisoriamente até sua ida para o Mosteiro Mater Ecclesiae, onde reside até hoje. 

Da sacada do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Papa Emérito agradeceu aos fiéis. “Estou feliz de estar com vocês. Obrigada pela vossa amizade e fé”. O Pontífice disse ainda que não era “mais pontífice, mas um peregrino a mais”. E expressou seu desejo de continuar trabalhando com o coração, com amor, orações e reflexões pelo bem da igreja e o bem comum da humanidade.

O período de Sé Vacante começou às 20h (horário de Roma) daquele dia. Bento XVI ficou em Castel Gandolfo por dois meses, enquanto eram realizadas as adaptações no mosteiro que viria a ser a sua nova residência. Não ficou sozinho durante esses 62 dias. Nas primeiras imagens da imprensa sobre ele, aparecia caminhando nos jardins junto com o seu secretário, Dom Georg Gänswein. Também recebeu algumas visitas, como a do seu sucessor, o Papa Francisco. Na ocasião, as imagens do abraço de Bento e Francisco repercutiram em instantes em todo o mundo.

Pouco mais de um mês depois, Bento XVI retornou ao Vaticano, onde o Papa Francisco lhe esperou para dar as boas vindas. A partir de então, Bento XVI começou uma nova vida no mosteiro ‘Mater Ecclesiae’.

Legado de Bento XVI

Joseph Ratzinger foi um grande professor de Teologia em várias universidades da Alemanha, e deixou muitas e importantes obras escritas nesse período. Mais adiante, deixou uma grande quantidade de obras em sua contribuição como Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé. Nesse mesmo período, foi considerado um assessor especial para o Papa João Paulo II, pode-se considerar que ele foi o braço direito de João Paulo II.

Quatro anos depois da renúncia de Bento XVI ao pontificado, o padre Federico Lombardi, ex-porta voz do Vaticano, afirmou que o Papa Emérito vive em oração com muita discrição.

Bento XVI já afirmou que se prepara para a sua páscoa definitiva. Em 7 de fevereiro de 2018, por ocasião do quinto aniversário de sua renúncia,  em uma carta ao jornal italiano Corriere de La Sera, confirmando a deterioração de sua saúde física, ele declarou:

“Só posso dizer que, na lenta diminuição das forças físicas, estou interiormente em peregrinação para Casa. Para mim, neste último trecho do caminho, às vezes um pouco esgotador, é uma grande graça estar rodeado de amor e bondade tamanhos que eu não poderia ter imaginado.”

Leia também
.: Últimos pronunciamentos de Bento XVI são reunidos em livro

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo