ENCONTROS DO MEDITERRÂNEO

Papa Francisco encontra o chefe de Estado Macron em Marselha

O chefe de Estado estava sentado na primeira fila do auditório do Palais du Pharo para ouvir o discurso do Pontífice na sessão conclusiva

Da Redação, com Vatican News

O presidente francês Emmanuel Macron encontra-se com o Papa Francisco no Palais du Pharo, por ocasião dos Encontros do Mediterrâneo (MED 2023), em Marselha, França, 23 de setembro de 2023. / Foto: Andreas Solaro – Pool via REUTERS

O chefe de Estado estava sentado na primeira fila do auditório do Palais du Pharo para ouvir o discurso do Pontífice na sessão conclusiva dos Rencontres Méditerranéennes. Depois, no Salon d’honneur du Marie, teve lugar o encontro privado e a saudação à família. Contemporaneamente, o encontro entre o cardeal Parolin e a primeira-ministra Borne.

Primeiro, uma saudação informal no terraço em frente ao auditório sob o Palais du Pharo, em Marselha, onde o Papa participou na sessão conclusiva dos Rencontres Méditerranéennes, depois o encontro privado no Salon d’honneur du Maire.

Na manhã deste sábado, Francisco encontrou-se duas vezes com o presidente da República francesa, Emmanuel Macron, que foi recebê-lo na cidade do sul da França acompanhado por sua esposa Brigitte.

Macron estava sentado na primeira fila da grande sala onde o Papa proferiu o seu discurso no encerramento dos “Encontros do Mediterrâneo”, no final do qual, contou em tom de brincadeira que “uma vez, o presidente me convidou para visitar a França e ele me disse isso: o importante é que vá a Marselha”.

Por volta das 11h30, o Pontífice e o presidente reuniram-se em privado no Salão de Honra. Conforme informa a Sala de Imprensa do Vaticano, após a foto oficial, ocorreu a conversa reservada que foi seguida pela apresentação da família e da troca de presentes.

Ao mesmo tempo, na sala adjacente – segundo uma nota do Vaticano –, teve lugar um breve encontro entre o cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e a primeira-ministra Élisabeth Borne, na presença do substituto da Secretaria de Estado, monsenhor Edgar Peña Parra, do núncio apostólico na França, arcebispo Celestino Migliore, e conselheiro da Nunciatura.

No final do encontro com o presidente da República, o Papa regressou de carro ao Arcebispado onde almoçou privadamente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo