MEMÓRIA

Falecimento de Bento XVI completa um ano neste domingo, 31

Uma Missa foi celebrada no Vaticano para recordar o Papa emérito, que faleceu no mosteiro Mater Ecclesiae em 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos

Da Redação, com Vatican News

Foto: Beata Zawrzel via Reuters Connect

Há um ano, faleceu o Papa emérito Bento XVI. Sucessor de São João Paulo II, seu pontificado se estendeu de abril de 2005 a fevereiro de 2013, quando renunciou. Ele foi sucedido pelo Papa Francisco e, desde então, viveu recolhido no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde morreu.

Para recordar o Papa Ratzinger, foi celebrada uma Missa na manhã deste domingo, 31, no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. A celebração foi presidida pelo arcebispo Georg Gänswein, secretário de Bento XVI de 2003 até os últimos dias de sua vida.

Durante a homilia, Dom Gänswein o definiu como um “exemplo luminoso”, e agradeceu a Deus “pelo dom da sua vida, pela riqueza do seu ensinamento, pela profundidade da sua teologia” deste “simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”.

Leia mais
.: Pontificado de Bento XVI: “um humilde operário da vinha do Senhor”

.: “Permaneçam firmes na fé!”: Bento XVI em seu testamento espiritual

Também neste domingo, o Papa Francisco recordou o falecimento de seu predecessor. Após a oração do Angelus, ele citou o grande amor de Bento XVI pela Igreja, a servindo com amor e sabedoria. “Temos por ele tanto afeto”, expressou o atual Pontífice, “tanta gratidão, tanta admiração. Do Céu nos abençoe e nos acompanhe”.

Há um ano, o adeus

Bento XVI faleceu às 9h34 do dia 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos. Suas últimas palavras, proferidas em italiano, foram “Senhor, eu te amo”, conforme relatou seu enfermeiro a Dom Gänswein. Entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2023, mais de 200 mil fiéis foram à Basílica de São Pedro para se despedir do Pontífice.

O funeral de Bento XVI aconteceu em 5 de janeiro, na Praça São Pedro, e foi presidido pelo Papa Francisco. Mais de 50 mil pessoas acompanharam o momento fúnebre. Depois, o corpo do Papa emérito foi sepultado nas Grutas do Vaticano, no mesmo local onde havia sido sepultado São João Paulo II, que em 2011 foi transferido para a Basílica de São Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo