16 de abril

Neste Sábado Santo, Papa Emérito Bento XVI completa 95 anos

Secretário pessoal de Bento XVI afirma que, apesar de estar naturalmente fraco e frágil, o Pontífice está bastante lúcido

Da redação, com informações do Vatican News e da Rádio Horeb

Papa Emérito Bento XVI /Foto: Vatican Media via Reuters

Neste Sábado Santo, 16, o Papa Emérito Bento XVI completa 95 anos. Vivendo no Mosteiro Mater Ecclesiae desde maio de 2013, na última quarta-feira, 13, recebeu a visita do Papa Francisco por ocasião de seu aniversário e da proximidade da Páscoa.

Em matéria divulgada pelo Vatican News neste sábado, 16, com informações da Rádio Horeb, o secretário pessoal de Bento XVI, o arcebispo Georg Gänswein, afirmou: “O Papa Emérito está de bom humor”.

Dom Gänswein comentou que naturalmente Bento XVI está fisicamente fraco e frágil, mas bastante lúcido. O arcebispo também fez questão de frisar a importância do Papa Emérito para os católicos: “Moldou a Igreja e a teologia”.

Histórico

O alemão Joseph Ratzinger nasceu em Marktl an Inn, uma pequena cidade da região da Baviera, Alemanha. O terceiro filho da família Ratzinger nasceu em um Sábado Santo e foi batizado no mesmo dia.

Seu pai era policial e sua mãe era cozinheira. Seus avós, agricultores e artesãos. Seu irmão Georg foi ordenado sacerdote junto com ele em 29 de junho de 1951.

Participou, ainda jovem, do Concílio Vaticano II (1963-1965) como assessor teológico de seu bispo. Depois, viveu intensamente sua vida na Alemanha como bispo e cardeal. Foi eleito como um dos únicos sacerdotes da Academia de Ciências do Vaticano.

Durante 25 anos, foi Prefeito da “Sagrada Congregação da Doutrina da Fé” do Vaticano, braço direito do Papa João Paulo II, seu grande amigo. 

Papado

Ratzinger foi eleito Papa, em 19 de abril de 2005, tornando-se o 265º Pontífice da Igreja Católica.

Logo que assumiu o pontificado, Bento XVI iniciou sua luta contra o que chamou de “ditadura do relativismo” – a qual nega toda verdade e ensina que cada um faz a sua.

O Papa escreveu três encíclicas fundamentais: Deus caritas estSpes salvi e Caritas in veritate.

Abriu um diálogo profundo com os intelectuais, especialmente os ateus. Com o Programa “Pátio dos Gentios”, buscava quebrar a mentira de que entre a ciência e a fé haja uma dicotomia.

Escreveu também uma imensa quantidade de obras: sua obra bibliográfica chega aos 600 títulos, entre livros e documentos eclesiásticos. A série “Jesus de Nazaré”, escrita durante o seu pontificado, se destaca. Ela mostra a realidade histórica de Jesus e a coincidência do Cristo da fé com o da História. 

Leia mais
.: O pensamento teológico de Bento XVI

Em 11 de fevereiro de 2013, anunciou a sua renúncia, tornando-se Papa Emérito no dia 28 do mesmo mês.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo