Mapa do encarceramento

População carcerária do Brasil cresce 74% em sete anos

Mapa do encarceramento foi divulgado hoje e revela crescimento da população carcerária no Brasil entre 2005 e 2012

Da Redação, com Agência Brasil

A secretaria-geral da presidência da República divulgou nesta quarta-feira, 3, um estudo sobre a população carcerária no Brasil: “Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil”. Segundo o levantamento, a população prisional no país cresceu 74% em sete anos, entre 2005 e 2012.

Em números absolutos, o total de presos em 2005 era de 296.919 e saltou para 515.482 presos sete anos depois. Entre os homens, o crescimento foi de 70%; já entre as mulheres, de 146%, no mesmo período. Em 2012, aproximadamente um terço da população prisional brasileira estava encarcerada em São Paulo.

O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça. Segundo o estudo, o crescimento foi impulsionado pela prisão de jovens, negros e mulheres.

Confira também
.: Pesquisa: 70% dos presos voltam ao crime por falta de emprego
.: É necessário reeducar e reabilitar os presos, afirmou Bento XVI

De acordo com o estudo, 13 estados tiveram crescimento acima da marca nacional. Segundo estado com maior população encarcerada, em Minas Gerais o crescimento foi de 624% no número de presos. O menor percentual de crescimento, 29%, ficou com o Rio Grande do Sul.

O levantamento apontou ainda que 38% da população prisional no país é formada por pessoas que estão sob a custódia do Estado sem que tenham sido julgadas. Outros 61% dos presos são condenados e 1% cumpre medida de segurança. Dentre os condenados, 69% estão no regime fechado, 24% no regime semiaberto e 7% no regime aberto.

Os presidiários estiveram na intenção de oração do Papa Francisco em fevereiro desse ano. Na intenção de oração universal, o Santo Padre pediu que os reclusos, especialmente jovens, tenham a possibilidade de reconstruir sua vida com dignidade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo