Impedida de sair do Sudão

Caso Meriam: autoridade americana no Sudão é convocada

De acordo com autoridades sudanesas, Meriam apresentou um documento ilegal para embarcar para os Estados Unidos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Meriam_embaixador_documento

Meriam, o esposo e os dois filhos forma impedidos de embarcar para os EUA / Foto: @AntonellaNapoli

O Ministério das Relações Exteriores do Sudão convocou,  nesta quarta-feira, 25, os embaixadores dos Estados Unidos e autoridades sul-sudanesas para discutir o caso de Meriam Yahya Ibrahim. A jovem e a família foram detidas, nesta terça-feira, 24, no aeroporto de  Khartoum, no momento em que embarcavam para os Estados Unidos.

“A polícia deteve a Sra. Meriam Yahya Ibrahim após a apresentação de um documento de viagem de emergência emitido pela embaixada sul-sudanesa com um visto para os EUA. As autoridades sudanesas consideram a ação uma violação criminosa e é por esta razão que o Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador dos EUA e Sudão do Sul”, disse uma fonte do Ministério.

Leia mais
.: União Europeia pede libertação de sudanesa condenada à morte
.: Nasce, na prisão, bebê de sudanesa condenada à morte
.: Caso Meriam: líderes religiosos pedem libertação da sudanesa

O Código Penal do Sudão prevê que a criação de um documento pode receber punição de até cinco anos de prisão.

A porta-voz do departamento de Estado dos EUA , Marie Harf, disse que os Estados Unidos  foram informados pelo governo sudanês que Meriam Yahya Ibrahim havia sido temporariamente detida no aeroporto para ser interrogada sobre as questões relativas à sua viagem e aos documentos de viagem. Ela não havia sido presa.

“O governo de Khartoum tem certeza de sua segurança. A Embaixada dos EUA, em colaboração com a família e o governo sudanês, deve resolver o problema o mais rápido possível “, acrescentou Harf.

Meriam Yahia Ibrahim foi libertada, nesta segunda-feira, 23, quando o Tribunal de Apelação reverteu a sentença condenatória, alegando que os tribunais de primeira instância não tinham examinado cuidadosamente as provas apresentadas pela defesa.

A jovem foi condenada à morte por um tribunal de Khartoum após ter sido considerada culpada de apostasia e adultério. De acordo com a Lei Islâmica,  o casamento entre uma mulher muçulmana e um homem cristão é considerado nulo. Meriam, que foi criada por mãe cristã, estava sendo pressionada a negar a fé e converter-se ao Islamismo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo