Até então bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande (MS), Dom Eduardo Pinheiro da Silva foi transferido pelo Papa para Jaboticabal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 22, mais uma mudança no episcopado brasileiro. O Papa Francisco nomeou como novo bispo da diocese de Jaboticabal (SP) Dom Eduardo Pinheiro da Silva, até então bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande.
Dom Eduardo Pinheiro é o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Nascido em 20 de janeiro de 1959 em Lins, interior de São Paulo, ele estudou Filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo. Ele também tem licenciatura em Ciências da Educação com especialização em Pastoral Juvenil e catequética pela Pontifícia Universidade Salesiana em Roma.
Os votos perpétuos como membro da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco foram feitos em 13 de janeiro de 1985 e ele foi ordenado sacerdote em 19 de janeiro de 1991.
No âmbito de sua Congregação, foi diretor da Casa de Formação para os candidatos do pré-noviciado, coordenador geral da Pastoral Juvenil na Inspetoria Salesiana de Mato Grosso, membro do Conselho da Inspetoria, coordenador da Escola Salesiana de Araçatuba e vigário paroquial.
Em 2 de março de 2005 foi nomeado bispo titular de Gisipa e auxiliar de Campo Grande, recebendo a ordenação episcopal em 6 de maio desse mesmo ano.