Nomeação

Papa nomeia Bispo para Diocese de Colatina (ES)

Desde 14 de maio de 2014, dom Joaquim, era administrador apostólico da diocese de Colatina

CNBB

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo de Colatina (ES)

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo de Colatina (ES) / Foto: CNBB

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 04, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias como bispo de Colatina (ES), transferindo-o do ofício de auxiliar da arquidiocese de Vitória, no mesmo estado. Atualmente, dom Joaquim estava como administrador apostólico de Colatina.

Acesse
.: Novo Bispo de Colatina (ES) envia mensagem ao povo da diocese

Trajetória

Dom Joaquim Wladimir foi nomeado bispo em 21 de dezembro de 2011, pelo papa emérito Bento XVI. Escolheu como lema “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Natural de Cafelândia (SP), nasceu no dia 23 de outubro de 1957. Cursou o ensino fundamental em sua cidade e o ensino médio em Bauru (SP).

É graduado em administração de empresas pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí (SP). Estudou Teologia em São Paulo e foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1997, em Jundiaí. Foi co-diretor do Cursilho de Cristandade por um ano e diretor até os dias atuais.

Foi vigário das paróquias São Sebastião, em Itupeva (SP) e Nova Jerusalém, em Jundiaí; pároco da paróquia São Francisco de Assis em Campo Limpo Paulista (SP), da paróquia Nossa Senhora da Piedade em Várzea Paulista (SP) e da paróquia São Roque em Jundiaí.

Foi presbítero a serviço da Diaconia Territorial Santo Antônio em Campo Limpo Paulista e vice-reitor e reitor do Seminário de Filosofia e Teologia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí. Dom Joaquim Wladimir também foi administrador diocesano e vigário geral da diocese de Jundiaí.

Em 14 de maio de 2014, foi nomeado administrador apostólico da diocese de Colatina, após a renúncia de dom Décio Sossai Zandonade, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo