Artigo Empreendedorismo

Como lidar com as exigências da carreira e do mercado de trabalho

Ofertas de emprego caem em tempos de crise econômica

André Prado*

O mercado de trabalho estabelece a relação entre a oferta de empregos e a procura de trabalhadores. As empresas, quando necessitam, disponibilizam vagas de trabalho. Mas em tempos de crise econômica as ofertas de oportunidades podem cair drasticamente, ocasião em que as organizações costumam inclusive anunciar cortes de mão de obra.

Quando ocorre um cenário como este, a disputa para preencher as oportunidades disponíveis torna-se acirrada. A finalidade das empresas é selecionar e contratar os melhores candidatos, motivo pelo qual as organizações elevam cada vez mais o nível de exigências para contratação.

Lamentavelmente, alguns candidatos, sabendo disto, inserem informações falsas em seus currículos com o objetivo de serem chamados para entrevistas. Porém, as corporações estão cada vez mais preparadas para descobrir tais inverdades.

Um currículo padrão geralmente possui alguns itens como: dados pessoais, objetivos, resumo das qualificações, formação acadêmica, experiência profissional, conhecimentos de tecnologias, idiomas, outros cursos, pretensão salarial e foto (apenas quando solicitados), entre outras informações que podem ser relevantes.

Dados desnecessários ou omitidos podem fazer com que o currículo seja eliminado logo de início. Já as informações que não são verídicas comumente acabam sendo descobertas nas etapas de seleção realizadas pelas empresas.

Por exemplo, caso um candidato propositalmente informe ter um nível mais elevado de conhecimento em determinado idioma, pode ser facilmente descartado se o recrutador passar a realizar a entrevista na referida língua estrangeira.

O mesmo pode ocorrer aos que alegam conhecer tecnologias que não dominam, pois algumas empresas elaboram provas práticas em computadores para verificar se os candidatos à vaga dominam as tecnologias requeridas.

Todavia, uma vasta quantidade de currículos acaba sendo descartada porque as pessoas não sabem elaborá-los, mesmo existindo diversos modelos disponibilizados na Internet que podem atender os diferentes perfis dos candidatos.

Cabe ressaltar que criar um currículo direcionado para a vaga a ser preenchida em uma empresa é melhor do que elaborar um currículo genérico a ser disparado para várias empresas.

Outra coisa importante é estar preparado para a entrevista, pois recrutadores estão cansados de ouvir informações de pretendentes que alegam ser perfeccionistas e assim por diante.

Exigências da carreira

Uma vez que o contrato de trabalho é efetivado, as exigências somente tendem a aumentar principalmente aos mais produtivos. Lastimavelmente, em algumas empresas existem funcionários que são excelentes argumentadores e notáveis cumpridores de horários, mas infelizmente não tão eficientes no desempenho de suas atividades.

Há gestores que deixam a situação desta forma por não conseguir lidar como essas pessoas, sobrecarregando os colaboradores mais ativos. No entanto, isto é um erro crasso devido ao fato de que esta sobrecarga pode gerar fadiga, doenças laborais ou estresse aos mais produtivos.

Entretanto, se os colaboradores mais proativos forem absorvendo cada vez mais as funções dos menos produtivos, chegará o momento em que não conseguirão fazer nada bem feito devido à sobrecarga. Neste caso, a única opção é tentar negociar uma quantidade de tarefas plausíveis e atividades possíveis de serem desempenhadas com qualidade.

No que se refere à ocorrência de situações como estas, para manter a empresa mais organizada e auxiliar os administradores, recomenda-se a implantação do Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT). Este controle ajudará a promover o bom senso, equilíbrio e justiça na distribuição das tarefas a serem desempenhadas pelos trabalhadores.

Alguns gestores equivocadamente acham que administrar é conseguir tudo o que desejam por meio da negociação e articulação verbal. Isso é uma gafe, pois as decisões devem estar apoiadas em controles administrativos.

O QDT, a título de exemplo, pode ser adotado e associado a um sistema de tecnologia interligado com o setor de Recursos Humanos da empresa para contribuir com o controle organizacional.

Distribuir o trabalho corretamente é função do gestor e este deve se preocupar com o bem estar físico e mental de seus colaboradores para que estes tenham qualidade de vida no trabalho e condições de desempenhar com competência as atividades profissionais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo