Artigo Empreendedorismo

A irreversibilidade dos processos e a entropia negativa nas empresas

Entropia negativa é útil para inverter o processo entrópico para que empresas se restabeleçam e prolonguem o ciclo de vida, diz especialista

André Prado*

O ciclo de vida é representado pelas fases de surgimento, crescimento, maturidade e declínio. Este pode ser aplicado em função do tempo aos seres vivos, empresas, produtos, serviços e assim por adiante.

O próprio planeta Terra possui um ciclo de vida, assim como as estrelas e outros corpos celestes que orbitam no espaço sideral. No que se refere ao mundo, lamentavelmente o processo de declínio pode ser acelerado pelo homem. No entanto, se ações sustentáveis forem adotadas a vida do planeta poderá ser prorrogada.

Considerando que os sistemas tendem à degeneração, é preciso aplicar forças contrárias para adiar a fase de declínio. Os seres humanos podem ser tomados como exemplo, pois a maioria nasce, envelhece e morre. Uma forma de tentar postergar o final da vida é a prática de atividades físicas e optar por uma alimentação saudável.

Todavia, chegará o momento em que haverá a irreversibilidade do processo. Para ilustrar isto basta considerar a condição de um palito de fósforo que após aceso e queimado até o fim, não há como ser aceso novamente.

Assim, o que é finito, após esgotar-se, não poderá mais ser aproveitado como antes, pois as suas energias findaram e não haverá como reaproveitá-las. Pode-se compreender então que este é um estado de irreversibilidade.

Mas não é apenas a humanidade, produtos, serviços e corporações que podem deixar de existir em determinados estágios. Outras coisas também podem chegar a um final, inclusive os relacionamentos.

Seja na vida pessoal ou no decorrer da carreira profissional, é possível encontrar muitas pessoas boas. Porém, por vezes alguém pode ser deparar com indivíduos repletos de soberba, boçalidade e arrogância. Não faltam principalmente em corporações privadas, pessoas com intenções não reveladas, dissimuladas e que almejam ser o que não são.

Detectar este perfil em indivíduos que agem deste modo não é uma tarefa fácil em certas ocasiões, pois tendem a camuflar seus propósitos escusos e adotar politicagens que os sustentam em determinadas posições até que sejam descobertos.

Atitudes mal intencionadas podem a atingir rapidamente o ponto de irreversibilidade. Caso isto ocorra, não será mais possível resgatar a situação que havia anteriormente. Apenas enquanto ainda existir a possibilidade, todas as forças disponíveis devem ser despendidas para evitar o fim.

A entropia negativa

Em termodinâmica a entropia é a medida do grau de desordem de um sistema físico. O conceito começou a ser desenvolvido pelo pesquisador e engenheiro Nicolas Léonard Sadi Carnot. Lord Kevin complementou a pesquisa de Carnot sobre a irreversibilidade dos processos termodinâmicos. Alguns relatos apontam que Rudolf Clausius foi um dos primeiros a utilizar o termo entropia.

Com o passar do tempo, a definição passou a ser utilizada em outras áreas. No que se refere à Administração de Empresas, a denominação entropia negativa é utilizada para tentar reverter o caos que uma organização atingiu.

Esta forma de reorganização deve ser aplicada em empresas que por algum motivo não vão bem e têm de se recuperar da desordem ou falência. Vários podem ser os motivos que levam uma organização a este estágio crítico, como: falta de inovação, administração indevida dos recursos, gestão incompetente, entre outros.

Assim sendo, a entropia negativa é útil para inverter o processo entrópico para que empresas se restabeleçam e prolonguem o ciclo de vida. Recuperando as energias, a companhia poderá ser salva da insolvência e voltar a prosperar.

Assuntos relacionados à entropia podem parecer complexos, mas são necessários para que se observe o que ainda é possível recuperar e o que deve ser esquecido. Em suma, é preciso compreender que certos fatores na vida representam caminhos sem volta por serem irreversíveis, não adiantando gastar energias na tentativa de resgatá-los.

______________________________

*André Prado é Mestre em Educação com Menção em Gestão pela Universidad Politécnica Salesiana Ecuador, pós-graduado em Engenharia da Qualidade e bacharel em Administração de Empresas. Desenvolve atividades na Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo, Faculdade Canção Nova e Centro Universitário Teresa D´Ávila. Para conhecer mais sobre gestão visite o site: www.andreprado.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo