Encontro será a XX Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras-Gerais (UISG)
Da redação, com Rádio Vaticano
“Tecendo a Solidariedade Global para a Vida”: este é o tema da XX Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que tem início na próxima segunda-feira, 09, em Roma.
Participam da Plenária 854 religiosas, todas elas Superioras-Gerais de Congregações femininas, provenientes de 80 países – entre os quais o Brasil.
Algumas virão de áreas de conflito e de guerra; outras, de países em que ser católico é considerado uma ameaça e um motivo de perseguição.
Ir. Carmen Sammut, Presidente da UISG, explica a importância do encontro, que acontece a cada três anos: “Nossa primeira finalidade é nos conhecermos entre nós, a partir de contextos e situações que estamos vivendo em todos os rincões do mundo. Nossos conferencistas nos ajudarão a refletir sobre o que vivemos e, sobretudo, analisar como – em parceria – podemos ser eficazes em nossas ações”.
Dentre os conferencistas, está a brasileira Ir. Márian Ambrósio, superiora da Congregação da Divina Providência.
O evento se concluirá em 13 de maio com uma celebração eucarística presidida pelo Prefeito da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz.
Jubileu
A XX Assembleia coincide com o encerramento do Jubileu da UISG (1965-2015).
O Jubileu será celebrado com o lançamento do livro “Consagradas na Igreja pelo Mundo”, que traça os primeiros 50 anos de história da União, recordando os eventos mais significativos para a vida Religiosa feminina a partir do Concílio.