Catequese

Papa: a misericórdia de Deus é mais forte que o pecado humano

Na catequese de hoje, Papa falou sobre a misericórdia na Bíblia, algo que supera todo pecado humano, como a corrupção e a exploração

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco fala aos fiéis sobre misericórdia na Sagrada Escritura / Foto: Reprodução CTV

Francisco fala aos fiéis sobre misericórdia na Sagrada Escritura / Foto: Reprodução CTV

Na catequese desta quarta-feira, 24, o Papa Francisco falou sobre a misericórdia na Sagrada Escritura. Ele enfatizou que a misericórdia de Deus é maior que todo mal realizado pelo homem, como a sede de poder e de riqueza que leva as pessoas à corrupção e à exploração. Bom seria se corruptos e exploradores se arrependessem, disse.

O Santo Padre explicou que, em vários trechos da Bíblia, aparecem poderosos e reis, homens que estão no topo. A riqueza e o poder podem ser boas quando colocadas a serviço do bem comum, mas quando utilizada com egoísmo e prepotência, transformam-se em instrumentos de corrupção e morte.

Acesse
.: Íntegra da catequese

Como exemplo, Francisco citou o episódio descrito no Livro dos Reis, da vinha de Nabot. O Rei de Israel na época, Acab, queria comprar a vinha de Nabot; como ele se recusou, a esposa do rei armou um plano para eliminá-lo e poder fechar o negócio. Assim, transformou o poder real em arrogância e domínio.

“E essa não é uma história de outros tempos. É uma história atual, dos poderosos que, para ter mais dinheiro, exploram os pobres, exploram as pessoas. É a história do tráfico de pessoas, do trabalho escravo, das pessoas que trabalham na informalidade, com o mínimo, para enriquecer os poderosos. É a história dos políticos corruptos, que querem sempre mais e mais (…) Eis até onde leva a sede de poder: transforma-se numa cobiça que nunca se sacia”, explicou o Papa.

Mas Deus é maior que toda maldade e “jogo sujo” feitos pelo ser humano, lembrou Francisco. Em sua misericórdia, Deus envia o profeta Elias para ajudar Acab a se converter. O Rei entende o seu erro e pede perdão. “Que bonito seria se os poderosos e os exploradores de hoje fizessem o mesmo”.

Embora o rei tenha se arrependido, um inocente acabou sendo morto, o que mostra que o mal realizado tem consequências inevitáveis, deixa rastros dolorosos. Mas a misericórdia mostra o caminho a ser percorrido.

“Ela pode sanar as feridas e mudar a história. Mas abra o seu coração à misericórdia. A misericórdia divina é mais forte do que o pecado dos homens, este é o exemplo de Acab. Nós conhecemos o poder de Deus quando nos recordamos da vinda do seu Filho, que se fez homem para destruir o mal com o seu perdão. Jesus Cristo é o verdadeiro rei, mas o seu poder é completamente diferente. O seu trono é a cruz. Ele não mata. Pelo contrário, dá a vida.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo