GUERRA

Nova ofensiva russa atinge a Ucrânia

Os ataques da Rússia no leste ucraniano causa mais devastação

Da Redação, com Vatican News

Alexander Ermochenko - REUTERS

Mariupol, Ucrânia. Foto: Alexander Ermochenko – REUTERS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta terça-feira, 19 de abril, que o país sofre mais uma ofensiva russa no leste ucraniano. Os ataques na região do Donbass caíram sobre várias cidades, com dezenas de mísseis lançados durante a noite. 

Na frente política e diplomática, o Conselho de Segurança da ONU está programado para se reunir hoje com o objetivo de discutir a situação humanitária na Ucrânia, enquanto o presidente americano, Joe Biden, falará com os aliados sobre o apoio a Kiev através de uma videoconferência.

Veja também:

.: Papa Francisco suplica por fim das guerras na Ucrânia

Uma grande parte do exército russo está concentrada nesta ofensiva do leste, os ataques são quatro vezes mais do que os bombardeios anterioes. O presidente ucraniano, Zelensky, escreveu em rede social, que a Ucrânia lutará e se defenderá, não importa quantos soldados russos sejam enviados. O presidente tem o apoio do governador da região de Lugansk”. Zelesnsky classificou os novos ataques como uma segunda fase da guerra que afeta drasticamente o país. 

Bombardeios em várias partes

Pelo menos oito civis foram mortos desde ontem no leste da Ucrânia. Também foram relatados mísseis e explosões em outras partes do país. A polícia ucraniana denunciou a morte de 269 pessoas.

A cidade portuária de Mariupol permanece na situação mais crítica. A batalha se concentra na indústria de aço Azovstal onde – segundo as autoridades locais – mil civis, incluindo mulheres e crianças, se refugiaram. O prefeito informa que 90% do Mariupol foi destruída e que 40 mil foram deportados para a Rússia ou para regiões controladas pela Rússia.

Também foi emitido um comunicado da Unicef, informando que 6 milhões de ucranianos estão tendo dificuldades para encontrar água potável.

Veja também:

.: Ucrânia: Papa renova preces pela situação tensa no país

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo