17 a 24 de abril

Igrejas da Europa pedem cessar-fogo pascal na Ucrânia

Trégua foi um apelo das Igrejas da Europa para o período de 17 a 24 de abril para que os cristãos possam celebrar a Páscoa em paz e dignidade

Da Redação, com Vatican News

Em uma carta conjunta, o presidente da Comissão das Conferências Episcopais da Comunidade Europeia (Comece), Cardeal Jean-Claude Hollerich, e o presidente da Conferência das Igrejas Europeias (CEC), reverendo Christian Krieger, escrevem aos chefes de Estado da Rússia e da Ucrânia, Putin e Zelensky. O pedido é para que suspendam as armas no país do Leste Europeu da meia-noite de 17 de abril à meia-noite de 24 de abril para permitir que os cristãos de todas as tradições, ocidental e oriental, possam viver a Santa Páscoa em paz e dignidade.

Na carta, os religiosos lembram que as celebrações pascais são o coração da fé cristã, o ponto culminante do ano litúrgico. “Pedimos, portanto, um cessar-fogo geral no conflito entre os seus dois países para dar aos cristãos da Rússia e da Ucrânia, irmãs e irmãos em Cristo, a oportunidade de celebrar a Páscoa em paz e dignidade. Tal trégua também beneficiaria todos os cidadãos, dando-lhes fôlego da incerteza premente sobre as vidas dos seus entes queridos que estão combatendo no conflito ou são afetados por ele de várias maneiras.”

O apelo se soma àquele já feito pelo Papa Francisco no Angelus do Domingo de Ramos, em 10 de abril. Na ocasião, Francisco pediu uma trégua pascal, mas não para recarregar as armas e retomar o combate. “Uma trégua para se chegar à paz através de uma verdadeira negociação, disponíveis também a qualquer sacrifício pelo bem das pessoas”.

Este ano, a Páscoa, fixada pelo calendário gregoriano, cai no domingo, 17 de abril, na Europa Ocidental. Na Europa Oriental, conforme estabelecido pelo calendário juliano, será celebrada em 24 de abril. Eis a razão pela qual os bispos europeus estão pedindo a suspensão das hostilidades durante todo o período.

Os bispos pedem o apoio de Kirill

O pedido se estende a todos os líderes europeus, mas, em uma outra carta, datada de 11 de abril, o cardeal Hollerich e o reverendo Christian Krieger fizeram um apelo diretamente ao Patriarca Ortodoxo de Moscou, Kirill. para compartilhar o desejo de criar uma janela de paz.

No texto, que retoma as palavras dirigidas aos dois presidentes, as Igrejas da Europa pedem apoio público para essa iniciativa. “Ao fazer isso, poderiam mostrar quanta importância dão aos cristãos na Rússia e na Ucrânia, irmãs e irmãos em Cristo… Após dois anos em que a Páscoa foi celebrada com severas restrições por causa da pandemia, esperamos, com a sua ajuda, criar as condições que nos permitam celebrar aqueles momentos essenciais para todos os cristãos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo