Jornada Hispano-americana deste ano tem como tema “Testemunhas da Misericórdia”
Da redação, com Rádio Vaticano
No próximo domingo, 6, celebra-se a “Jornada Hispano-americana”, promovida pela Comissão Episcopal para as Missões da Conferência Episcopal Espanhola e pela OCSHA (Obra de Cooperação Sacerdotal Hispano-americana), organização que reúne um grande número de sacerdotes diocesanos que trabalham no continente americano. O tema desta edição é “Testemunhas de Misericórdia”.
Neste dia, as Igrejas na América Latina e na Espanha se unem para reforçar a comunhão, a colaboração e a solidariedade entre os povos e as nações-irmãs. É também a ocasião para recordar todos os missionários espanhóis na América Latina.
Segundo as notícias divulgadas para a data, são atualmente 970 os sacerdotes fidei donum espanhóis que prestam seu serviço missionário na América Latina.
A diocese de Toledo é a diocese espanhola com maior número de missionários na América Latina, como destaca a nota enviada a Fides. Portanto, neste dia, “expressamos a nossa renovada gratidão aos 31 sacerdotes da diocese que estão a serviço da Igreja na América Latina, reunidos pela OCSHA, e a todos os espanhóis, religiosos e religiosas, sacerdotes e leigos que colaboram nas missões como Fidei Donum para a evangelização naquelas terras. Desde 1959, e nesta celebração especial, recordamos todos aqueles missionários com a nossa oração e em comunhão eclesial, que se torna explícita na cooperação entre as Igrejas”, afirma a nota.