Devoção

Há 20 anos, São João Paulo II consagrava o mundo à Divina Misericórdia

São João Paulo II consagrou o mundo à Divina Misericórdia em 2002; até hoje, milhares de pessoas  propagam essa devoção

Da Redação, com Editora Cleófas

Neste agosto de 2022, completam-se 20 anos da consagração solene do mundo à Divina Misericórdia, ato realizado pelo Papa João Paulo II em 17 de agosto de 2002 na Polônia. A consagração foi realizada pelo Pontífice polonês depois de consagrar o Santuário Mundial da Divina Misericórdia na cidade de Lagiewniki, nos arredores de Cracóvia.

Leia mais:
.: Celebrar a Divina Misericórdia é celebrar o mistério da salvação, diz padre

O local fica muito próximo do convento onde morreu Santa Faustina Kowalska, Apóstola da Divina Misericórdia a quem Jesus confiou, entre outras coisas, a difusão da oração do Terço da Divina Misericórdia.

A Consagração Mundial

Na homilia da missa celebrada naquele sábado de agosto, São João Paulo II disse que fez a consagração “com o desejo ardente de que a mensagem do amor misericordioso de Deus, aqui proclamado por intermédio de santa Faustina, chegue a todos os habitantes da terra e cumule os seus corações de esperança”.

“Oxalá se realize a firme promessa do Senhor Jesus: deve elevar-se deste lugar ‘a centelha que preparará o mundo para a sua última vinda’”, disse João Paulo II.

O então Pontífice também disse que “é preciso acender esta centelha da graça de Deus. É necessário transmitir ao mundo este fogo da misericórdia. Na misericórdia de Deus o mundo encontrará a paz, e o homem a felicidade!”.
“Confio-vos esta tarefa a vós, caríssimos Irmãos e Irmãs, à Igreja que se encontra em Cracóvia e na Polônia, e a todos os devotos da Misericórdia Divina, que aqui vierem da Polónia e do mundo inteiro. Sede testemunhas da misericórdia!”, exortou.

Convicção pessoal

O padre argentino da Congregação do Oratório de São Felipe Neri e especialista em Divina Misericórdia, Mauro Carlorosi, afirmou que há 20 anos era urgente para o Papa polonês dar respostas de esperança cristã diante do avanço do mal. “Além disso, a Divina Misericórdia foi de alguma forma a missão pessoal de João Paulo II”.

Karol Wojtyla visitou o convento onde morava santa Faustina, em 1938, poucos anos após a morte da freira.
Como arcebispo de Cracóvia, começou um trabalho sério e científico no estudo da vida da santa e de seu Diário Espiritual, que resultou no início da causa de beatificação e canonização da irmã Faustina.

João Paulo II beatificou irmã Faustina em maio de 1993 e a declarou santa em 30 de abril de 2000, tornando-a “a primeira santa do terceiro milênio”.

Nessa mesma data, o Papa anunciou que tinha declarado o Segundo Domingo da Páscoa como Festa da Divina Misericórdia, em correspondência com o que o Senhor pediu à irmã Faustina, destacou Carlorosi.

O estudioso também destacou que a segunda encíclica do pontificado, Dives in Misericordia, foi inspirada no testemunho e na mensagem da Santa.

Em Collevalenza, Itália, três anos depois de sua eleição, João Paulo II disse a uma multidão: “Deus, desde o início de meu pontificado, me encarregou, especialmente, de espalhar sua misericórdia”.

Algum tempo depois, disse que no momento de sua morte se entregaria à Divina Misericórdia e à Virgem Maria.
Por isso, destacou Carlorosi, “a consagração ao mundo foi um ato coerente com o seu pensamento e coração entregue à Divina Misericórdia como principal atributo divino, coração do Evangelho e fundamento da mensagem transmitida por Santa Faustina”.

Oração de Consagração

A oração de consagração, que milhões de pessoas agora rezam, é a seguinte:
Deus, Pai misericordioso
que revelaste o Teu amor
no Teu Filho Jesus Cristo
e o derramaste sobre nós
no Espírito Santo, Consolador
confiamos-te hoje o destino
do mundo e de cada homem.
Inclina-te sobre nós, pecadores
cura a nossa debilidade
vence o mal
faz com que todos
os habitantes da terra
conheçam a tua misericórdia
para que em Ti, Deus Uno e Trino
encontrem sempre a esperança.
Pai eterno
pela dolorosa Paixão e Ressurreição
do teu Filho
tem misericórdia de nós
e do mundo inteiro.
Amém!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo