Nos últimos dias, prefeito da Secretaria para a Cultura e a Educação da Santa Sé participou de celebrações e eventos acadêmicos na Arquidiocese de São Paulo
Da redação, com Arquidiocese de São Paulo
Foram três dias intensos de conferências e celebrações presididas pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, Cardeal José Tolentino de Mendonça, em sua visita à Arquidiocese de São Paulo.
O purpurado português chegou à capital paulista no domingo, 18, quando presidiu a missa da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, na Catedral da Sé, em sua festa patronal. Na segunda-feira, 19, ele presidiu a missa solene em ação de graças pelos 75 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção da PUC-SP e os 10 anos de criação da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. Em seguida, realizou uma conferência na qual enalteceu as duas instituições eclesiásticas de ensino para a Igreja e a sociedade.
“Quero agradecer o trabalho que fazem, o empenho, a paixão com que vivem esta missão tão importante da vida da Igreja. E devo dizer que estas duas faculdades eclesiásticas, não só aqui na Arquidiocese Metropolitana de São Paulo e na área da Grande Metrópole, mas também por meio das filiações e dos projetos de extensão, estão irradiando tanto bem, tanta colaboração com a missão das igrejas particulares aqui no Brasil”, afirmou na ocasião.
Na conclusão do evento, o Cardeal Tolentino foi homenageado com a Medalha São Paulo Apóstolo, entregue pelo arcebispo Metropolitano, Cardeal Odilo Pedro Scherer, em reconhecimento à importante contribuição acadêmica do teólogo português à Igreja em São Paulo com sua visita e com a conferência ministrada.
Escolas Católicas
Na tarde da segunda-feira, 19, Dom José Tolentino participou de um encontro, no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em Perdizes, com representantes de instituições de ensino católico, promovido pelo Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).
O Cardeal português enalteceu o trabalho realizado pelas escolas católicas no Brasil e motivou as instituições a continuarem firmes, apesar dos inúmeros desafios. “Acreditem no bem que são, porque a educação e a proposta educativa que cada um de vocês representa é um bem”, exortou.
Universidades
Na terça-feira, 20, o Cardeal Tolentino presidiu a Eucaristia na igreja matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, anexa ao campus Monte Alegre da PUC-SP, em Perdizes, com a presença da reitoria e do corpo acadêmico da universidade e de outras instituições católicas de ensino superior. Em seguida, houve um encontro com representantes do mundo da cultura e da educação no teatro Tuca.