Fiéis renovaram sua fé no Santíssimo Sacramento durante celebração na Praça da Sé
Em São Paulo, Corpus Christi transformou a Praça da Sé em espaço de oração, encontro e devoção. A celebração começou com A Missa Campal, presidida pelo cardeal Odilo Scherer, reuniu os fiéis em torno da Eucaristia e seguiu em procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro da cidade.
Reportagem de Nathália Cassiano e Gilberto Pereira
Todos os anos, a celebração de Corpus Christi na Arquidiocese de São Paulo reúne centenas de fiéis no centro da capital. Uma das solenidades mais importantes da Igreja Católica, a data celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e leva às ruas uma manifestação pública de fé e devoção. “Sempre é nas Eucaristias que eu sinto a presença de Deus. É muito importante para todos nós”, disse a fiel. “É um dia santo, é o dia que se celebra o corpo do Senhor”, falou a cidadã.
A confecção do tradicional tapete ficou por conta da missão Belém, instituição religiosa católica dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Olha, foi em volta de 16 a 20 irmãos, que revezam para fazer esse trabalho, quer ter a mistura do sal para chegar no tom, para carregar, para trazer, para fazer os desenhos”, explicou o coordenador da Missão Belém(SP), Erivan Souza.
Uma Missa campal na Praça da Sé marcou a celebração de Corpus Christi na Arquidiocese de São Paulo. Em sua homilia, o cardeal Odilo Scherer ressaltou que a Eucaristia, além de ser um sinal de união, é também uma antecipação mística do banquete que vamos encontrar na vida eterna.
“E por isso mesmo nós quando participamos da Eucaristia devemos sempre lembrar, estamos unidos na Igreja, não estamos simplesmente praticando uma devoção privada, é banquete pascal, onde mais do que tudo podemos dizer ‘Ele está no meio de nós’. Nós nos encontramos com Ele, Ele veio ao nosso encontro”, pregou o arcebispo metropolitano.
Ao final da celebração, os fiéis participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida pela tradicional procissão pelas ruas do centro de São Paulo. Em caminhada conjunta, clero e povo testemunharam publicamente a fé e renovaram a centralidade da Eucaristia na vida cristã.
“Então, celebrar a festa de Corpus Christi que nós somos convidados a continuarmos a missão de Jesus, porque comungando o Corpo e o Sangue de Cristo também quer dizer que nós devemos comungar das mesmas atitudes de Jesus”, concluiu o pároco da Basílica menor Sant’Ana, padre José Roberto de Abreu.




