Conversão Ecológica 2030

Vaticano lança programa de mobilidade sustentável

Iniciativas e estratégias de economia de energia do programa visam proteger o meio ambiente no âmbito da Laudato si’ e da Laudate Deum

Da redação, com Vatican News

Cidade do Vaticano /Foto: Caleb Miller na Unsplash

O Estado da Cidade do Vaticano está comprometido há muitos anos com a promoção do desenvolvimento sustentável. Este fato é visível nas políticas ecológicas adotadas para proteger o meio ambiente e fornecer estratégias de economia de energia. Aplicando os princípios da Carta Encíclica Laudato si’ e da Exortação Apostólica Laudate Deum, está entre os primeiros Estados do mundo a buscar projetos de sustentabilidade.

O Vaticano procuraa soluções inovadoras que ajudarão a mudar a forma de trabalhar, cuidando da proteção da “Casa Comum”. Para isso estão sendo adotados projetos que, também por meio do uso de tecnologias confiáveis e ecologicamente corretas, reduzirão concretamente o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente. A ratificação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática e os Acordos de Paris são a ponte entre as políticas ambientais e as indicações e recomendações do Papa Francisco.

O Governatorato está comprometido em alcançar a neutralidade climática por meio do uso responsável dos recursos naturais, da implementação de projetos de eficiência energética e da atualização de ativos tecnológicos, da mobilidade sustentável, da diversificação e da aquisição de produtos energéticos mais limpos ou alternativos para o transporte, descarte de resíduos e desenvolvimento de futuros projetos concretos de reflorestamento.

Veículos elétricos na frota de carros do Vaticano

Para alcançar a neutralidade, serão necessários investimentos em instalações tecnológicas que utilizem energias renováveis. A ideia é compensar as emissões produzidas em uma área, reduzindo-as em outra, mas, acima de tudo, promovendo a mobilidade elétrica e híbrida. Por esse motivo, o Governatorato lançou um programa de desenvolvimento de mobilidade sustentável chamado “Conversão Ecológica 2030”.

Leia mais
.: Para salvar o planeta são necessárias leis urgentes e justas, diz Papa

A iniciativa também foi projetada para reduzir o impacto de CO2 da frota de veículos do Vaticano. Para isso, pretende-se substituir gradualmente os carros de propriedade do Estado por veículos elétricos, a fim de tornar sua frota de carros neutra em carbono até 2030. Outra motivação é implementar sua própria rede de recarga no território do Estado e em áreas extraterritoriais e estender o uso a seus funcionários. Por fim, o desejo é de garantir que as necessidades de energia venham exclusivamente de fontes renováveis.

Um parceiro estratégico para a mobilidade sustentável

O Grupo Volkswagen — que tem como objetivo se tornar uma empresa com emissões zero de carbono até 2050 e reduzir a pegada de carbono de seus veículos em 30% até 2030 —, é o primeiro parceiro estratégico para o projeto de renovação da frota de carros do Estado com veículos das marcas Volkswagen e Škoda por meio da fórmula de aluguel de médio e longo prazo. Esta quarta-feira, 15 de novembro, um acordo de parceria foi assinado com o Grupo Volkswagen, como parte do programa de desenvolvimento da mobilidade sustentável, que é uma das medidas que o Governatorato tomou para reduzir concretamente o impacto da atividade humana no meio ambiente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo